Sumários

T1

26 fevereiro 2007, 11:30 Augusto Moita de Deus

INTRODUÇÃO. Apresentação da cadeira. Método de avaliação. Introdução à Ciência e Engenharia de Materiais. Importância da área científico-tecnológica de Materiais.

Importância histórica: a evolução civilizacional, bem como o progresso numa certa área da engenharia ou da tecnologia, normalmente está sempre associado a avanços na área dos Materiais.

Inter-relação entre Estrutura, Processamento, Propriedades e sua contribuição para a compreensão do Comportamento dos Materiais. Diagrama "Comportamento - Estrutura - Propriedades - Processamento" e sua relação com o programa da cadeira.

O comportamento dos objectos com interesse em engenharia depende naturalmente de outros factores, próprios ao respectivo domínio de estudo: em engenharia mecânica a geometria duma peça afecta obviamente o seu comportamento; a estrutura do solo afecta o comportamento duma ponte, no âmbito da engenharia civil, etc.

O bem-estar de pessoas e bens depende criticamente dos conhecimentos que os engenheiros possuem quanto ao comportamento dos materiais usados nas aplicações específicas a cada área da engenharia.

Classes de materiais: metais, cerâmicos, polímeros, compósitos. Diagrama representativo.

Outras classes de materiais: electrónicos (ou "materiais da electónica"), naturais.

De outro ponto de vista, devem-se nomear também os materiais celulares.

Do ponto de vista fisico-químico, os materiais podem ser puros (elementos e compostos) ou misturas.

Smith: 1-18.