Sumários

T6

15 março 2007, 10:00 Augusto Moita de Deus

Estrutura cristalina: definição. Exemplos de estruturas cristalinas: CS, CCC, CFC, HC, "do diamante", "do CsCl", "do NaCl". Índices de Miller, (h k l). Índices das direcções, [u v w].


P2

12 março 2007, 13:00 Augusto Moita de Deus

Série 1: 3, 4, 7. Série 2: 1.


T5

12 março 2007, 11:30 Augusto Moita de Deus

Coeficiente de Poisson. Módulo de distorção (ou de Coulomb). ESTRUTURAS CRISTALINAS. Rede cristalina: definição. Célula unitária primitiva, célula unitária convencional. Os sete sistemas cristalográficos e as 14 redes de Bravais. Base (ou motivo, ou unidade estrutural).


P1

8 março 2007, 11:30 Augusto Moita de Deus

Série 1: problemas 1, 2, 3. Para entregar (I): 5.


T4

8 março 2007, 10:00 Augusto Moita de Deus

Significado físico do integral da curva tensão vs. extensão: energia mecânica absorvida, por unidade de volume. Resiliência. Tenacidade. Ensaio de tracção uniaxial: como obter a partir deste: o módulo de Young, a tensão de prova, a tensão máxima, a máxima deformação uniforme, bem com a tenacidade.

(A resiliência pode ser obtida em função da tensão de cedência e do módulo de Young).

Percentagem de redução de área: Tensão real, extensão (ou, deformação) real: definições. Fórmulas de conversão entre valores reais e nominais. Motivo da existência de um troço decrescente na curva tensão-extensão nominal, ao passo que a curva de valores reais é sempre crescente. Velocidade de alongamento, velocidade (ou taxa) de deformação nominal e real.

Para valores "baixos" da deformação (tipicamente da ordem de 5% ou inferior), os valores reais e nominais são praticamente coincidentes. Isto é válido em particular para o regime elástico linear da generalidade dos metais e cerâmicos, bem como dos polímeros termoplásticos e termoendurecíveis.

Encruamento (aumento da tensão de cedência à medida que aumenta a deformação plástica). Efeito de Bauschinger ("aparente" diminuição do valor absoluto da tensão de cedência à compressão de uma peça que tenha sido deformada plásticamente à tracção -e vice-versa). Curvas de ensaio de tracção-compressão de materiais cerêmicos (que em geral são apreciavelmente mais resistentes à compressão que à tracção).

Smith: 268 -276.