Métodos de Avaliação

Avaliação:

A avaliação consiste em dois testes obrigatórios ou exame e avaliação continua facultativa.

A nota final é dada pela média dos dois testes, com o eventual bónus da avaliação continua.

Avaliação por Testes/Exame:

Cada teste tem a duração de 1h30m e é classificado de 0 a 20 (arredondado às décimas). Não existe nota mínima em qualquer dos testes.

As datas dos testes são (ver também Avaliação):

1º Teste: 7 de Novembro de 2015 (Sábado)

2º Teste: 4 de Janeiro de 2016 (2ª feira).

Época de Recurso:  25 de Janeiro de 2016 (2ª feira).

Época de recurso: o aluno pode melhorar apenas um dos testes (à escolha) ou os dois testes, caso em que se considera que está a realizar o Exame, com duração de 3h. Neste caso recebe apenas uma nota para o conjunto dos dois testes, que substitui, se superior, a média das notas dos testes já obtida. Contará sempre a melhor nota obtida nas duas épocas.

Oral: Os alunos cuja nota final seja superior a 17 podem submeter-se, se assim o desejarem, a uma prova oral de defesa de nota. Caso o não façam, a sua nota final será de 17 valores.

Inscrição nas provas: Os alunos que pretendam comparecer a qualquer uma das provas escritas devem inscrever-se previamente no Fénix, caso contrário o seu lugar não estará garantido.

O período de inscrições será anunciado na página da disciplina. A distribuição dos alunos por salas sera afixada no dia anterior ao teste.

Identificação: Para a realização de qualquer das provas, os alunos devem trazer folha de exame do IST e identificação com fotografia. Não será permitido o uso de máquina de calcular, telemóvel ou qualquer outro dispositivo electrónico, bem como de tabelas ou formulários.

Avaliação contínua:

Existirá ao longo do semestre uma avaliação contínua facultativa, formada por 4 minitestes a realizar nos últimos 20 minutos da aula prática da semana correspondente, cobrindo a matéria dada nas práticas até essa semana, inclusive. Os alunos deverão fazer o miniteste sempre no mesmo turno prático.

As datas previstas são:

1º Miniteste: semana 4 - 6 a 9 de Outubro.

2º Miniteste: semana 7 – 26 a 30 de Outubro.

3º Miniteste: semana 11 – 23 a 37 de Novembro

4º Miniteste: semana 14 – 14 a 18 de Dezembro.

Esta avaliação pode traduzir-se num bónus na nota de Testes/Exame de acordo com a tabela abaixo:

Média Testes/Exame

Classificação final

Classificação mínima a obter nos Minitestes (*)

8,0 - 8,4

BBCC

8,5 - 8,9

CCCC

9,0 - 9,4

CCCD

9,5 - 10,4

BBCC

10,5 - 11,4

ABCC, BBBC

11,5 - 12,4

AACC, ABBC, BBBB

12,5 - 13,4

AABC, ABBB

13,5 - 14,4

AAAC, AABB

14,5 - 15,4

AAAB

15,5 -16,4

AAAA

(*) A- Muito Bom; B- Bom; C- Satisfaz; D- Não Satisfaz.

NOTA: A ordem das notas é indiferente, mas duas notas A e C não correspondem a duas notas de B, a menos que especificado, por ex. BBCC não corresponde a ACCC.

Classificações superiores a 16,4 ou inferiores a 8,0 na media dos Testes / nota de Exame não serão influenciadas pela avaliação das aulas práticas. Se o aluno tiver duas notas de D, a avaliação por Minitestes não é aplicável.