Sumários

Regulação da expressão genética (aula de compensação)

21 dezembro 2016, 14:00 Arsénio do Carmo Sales Mendes Fialho

Em procariotas:

Aspectos básicos da regulação da expressão génica ao nível da transcrição, tradução e pós-tradução. Regulação da transcrição em procariotas: regulação por indução do substrato e regulação por repressão pelo produto final.

O operão da lactose (lac) de E. coli: organização, função e mecanismos moleculares subjacentes à regulação da sua transcrição; genes estruturais do operão lac (lac Z, lac Y, lac A) e gene regulador (lac I); o substrato lactose como indutor; regulação negativa via lacI/operador e a regulação positiva via CAP/AMPciclíco/promotor. Repressão catabólica pela glucose; crescimento diáuxico.

O operão do aminoácido triptofano (trp) de E. coli: organização, função e mecanismos moleculares subjacentes à regulação da sua transcrição; genes estruturais do operão trp (trp E-A) e gene regulador (trp R – apo-repressor); repressão pelo produto final (o triptofano como co-repressor). Mecanismos moleculares da regulação da transcrição por atenuação.

Em eucariotas:

Os factores de transcrição: activadores e repressores; características estruturais (domínios funcionais de ligação ao DNA) e suas funções. Regulação da transcrição por metilação de ilhas CpG presentes nas regiões promotoras. Promotores alternativos.

Condensação e descondensação da cromatina e níveis de expressão genética; modificação de histonas (acetilação e desacetilação) por acção enzimática.

TP6

16 dezembro 2016, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Digestão com uma endonuclease de restrição do DNA cromossómico e plasmídeos extraídos no TP5 (iniciado pela docente no dia anterior). Na aula, os alunos realizaram a separação e visualização dos respectivos fragmentos de restrição (e de amostras de DNA não digerido) por electroforese em gel de agarose. Análise dos resultados com os alunos.

(Participação na lecionação da estudante de doutoramento Mafalda Cavalheiro, no âmbito do programa doutoral BioTecnico).

Tradução

15 dezembro 2016, 11:30 Arsénio do Carmo Sales Mendes Fialho

O código genético e suas características. As etapas do processo de tradução: iniciação, alongamento e terminação da tradução. Formação do complexo de iniciação: reconhecimento da sub-unidade do ribossoma por regiões consenso presentes a 5’ no mRNA procariótico (região de Shine-Delgarno) e eucariótico (5´cap). O codão de iniciação em procariotas e eucariotas. Composição do ribossoma (locais A, P e E); ligação dos tRNA activados e estabelecimento da ligação peptídica; o codão de terminação. Noção de polissoma.

TP6

15 dezembro 2016, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Transcrição

13 dezembro 2016, 11:30 Arsénio do Carmo Sales Mendes Fialho

O gene como unidade funcional do genoma: a região promotora e a região de terminação de um gene procariota. O produto da transcrição: o RNA mensageiro (mRNA), de transferência (tRNA) e ribossomal (rRNA); suas características. Os pequenos RNAs.

A transcrição de genes do cromossoma de Escherichia coli usado como modelo procariota: as etapas da transcrição: iniciação, alongamento e terminação. A enzima RNA polimerase e seu modo de acção; o factor sigma e a formação do complexo de iniciação; a síntese do RNA no sentido 5´para 3’. Mecanismos de terminação da transcrição dependentes e independentes do factor Rho.

O promotor dos genes de organismos eucariotas; RNA polimerases.

Transcrição de RNAs ribossomais: o seu processamento; organização e  composição dos ribossomas procarióticos e eucarióticos.

Transcrição de RNAs de transferência: o seu processamento e a activação dos RNAs de transferência; as enzimas aminoacil-tRNA sintetases.

Transcrição de RNAs mensageiros: o transcrito de mRNA: a região codificante e regiões UTR a 5’ e a 3’. A degradação do mRNA como mecanismo de controlo da expressão génica pós-transcricional.

Diferenças entre os transcritos de mRNA de procariotas e eucariotas. Estruturas mono e policistrónicas; noção de operão.

O processamento do mRNA eucariótico: alteração do terminal 5’ (capping), presença de intrões/exões, o processo de splicing e alteração do terminal 3’ (poli-adenilação). O processo de splicing alternativo e suas consequências.