Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

O objectivo principal da disciplina é transmitir aos alunos os conhecimentos teóricos e prácticos necessários para o estudo das características aerodinâmicas de superfícies sustentadoras e de corpos não fuselados. O programa da disciplina concentra-se em escoamento incompressível com particular atenção ao estudo de asas finitas. Hoje em dia, a análise e projecto de superfícies sustentadoras requer a utilização de ferramentas numéricas que podem variar em grau de complexidade. No entanto, a interpretação física dos resultados obtidos, numérica ou experimentalmente, está dependente das teorias clássicas. Assim, pretende-se nesta disciplina que o aluno adquira as noções básicas transmitidas pelas teoria clássica, mas que simultaneamente tome contacto com métodos numéricos actualmente disponíveis para o estudo de superfícies sustentadoras.