Sumários

4ª Aula Prática

23 março 2009, 14:30 Jose Manuel Soares Chagas Roquette

Conjuntos de vectores linearmente dependentes e linearmente independentes (exercícios finais). Exercícios envolvendo as noções de base e base ordenada dum espaço linear; cálculo das componentes (coordenadas) dum vector em relação a uma base ordenada.


10ª Aula Teórica

23 março 2009, 13:00 Jose Manuel Soares Chagas Roquette

Continuação dos exemplos da aula anterior. As noções de base dum espaço linear e espaço linear de dimensão finita. Um critério para decidir se um conjunto finito, não-vazio, de vectores de R m é uma base deste espaço linear.


9ª Aula Teórica

20 março 2009, 13:00 Jose Manuel Soares Chagas Roquette

A noção de característica de uma matriz. Um critério para decidir se um conjunto finito, não-vazio, de vectores de R m gera este espaço linear. As noções de subconjunto linearmente independente (l.i.) e linearmente dependente (l.d.) dum espaço linear; exemplos. Um critério para decidir se um conjunto finito, não-vazio, de vectores de R m é linearmente independente; exemplo.


3ª Aula Prática

18 março 2009, 18:30 Jose Manuel Soares Chagas Roquette

As noções de combinação linear, invólucro linear e conjunto de geradores dum espaço linear; exercícios. Conjuntos de vectores linearmente independentes e linearmente dependentes; exercícios.


8ª Aula Teórica

18 março 2009, 13:00 Jose Manuel Soares Chagas Roquette

Alguns exemplos de espaços lineares. As noções de combinação linear, invólucro linear e conjunto de geradores; exemplo.