Documentos de Apoio aos Laboratórios

Consulte o documento FAQ (Frequently Asked Questions) para esclarecer dúvidas sobre a utilização do Xilinx e o desenvolvimento de projectos.

ISE Xilinx

Ao longo do semestre, os alunos irão utilizar a seguinte ferramenta de software:

• Xilinx ISE Webpack 10.1 - as versões mais recentes não são recomendadas, pois não incluem o editor de formas de onda (diagrama temporal) a utilizar no laboratório.

O corpo docente disponibiliza uma máquina virtual com o software necessário para realização dos laboratórios, previamente instalado e configurado.

Alternativamente, os alunos poderão tentar instalar o software nativamente (sem máquina virtual). Contudo, o corpo docente não irá dar suporte ou ajuda na realização desta tarefa. Note-se no entanto que para consegui fazer simulações no ISE da Xilinx no Windows 7 ou posterior é necessário activar o serviço WebClient do windows.

Na página web da máquina virtual (ver abaixo) os alunos dispõem de todos os elementos de auxílio à instalação desta máquina. Recomenda-se a leitura atenta desta página, de modo a evitar problemas na instalação.

Máquina virtual

O corpo docente disponibiliza uma máquina virtual com o software necessário para realização dos laboratórios, previamente instalado e configurado:

Recomenda-se pelo menos a instalação das Guest Additions de modo a melhorar a experiência de utilização da máquina.

Qualquer destas máquinas virtuais poderá correr sobre Windows, Linux ou MacOS, após a instalação de uma das seguintes plataformas de virtualização disponíveis gratuitamente:

Simulador do P3

O simulador do P3 que será usado está aqui. Terão que fazer download da versão do simulador (em java) e do assembler (para o sistema operativo que desejarem ou o código fonte e depois compilam).

O p3sim é uma aplicação em Java. Por isso será necessário ter o Java instalado antes de executar o p3sim. Pode instalar o Java a partir deste link: http://www.java.com.

Após instalar o Java, para executar o simulador na linha de comandos, basta fazer: java -jar p3sim.jar

No link apresentado em cima encontra-se também o manual do P3.

Existe igualmente uma colectânea de exemplos de programação no seguinte ficheiro: P3Examples.zip.

Para auxilio à micro-programação e em geral como material de consulta rápida devem utilizar o Anexo de Arquitectura de Computadores.