Exame de Época Especial de ACIR

Data: 03 setembro 2020. Duração: 2 horas.

O exame escrito com consulta (permitida a consulta do livro da IST-Press #48 de apoio a esta unidade curricular) cobre a matéria dos capítulos 1, 2, 4, 5, 7 e 8.

A estrutura do enunciado deste exame é idêntica ao do exame normal de julho passado (escolha múltipla). O enunciado consta de duas partes A e B, ambas com dois problemas tradicionais estruturados em alíneas, cada alínea com múltiplas opções de resposta. De entre as opções, o aluno faz uma ou nenhuma escolha. Respostas erradas descontam 10% da cotação da alínea.

De entre as alíneas mais cotadas, o aluno tem de justificar, em folha à parte, a resposta correta dada a 1 alínea da Parte A e a 1 alínea da Parte B. O rigor e a qualidade da justificação produzida determinam a multiplicação da cotação de cada uma dessas alíneas por um fator variável entre 0 e 1,2.

É indispensável o uso de máquina de calcular.

O exame é presencial, todavia, em casos excepcionais superiormente autorizados poderá realizar-se via online.

O enunciado/solução do exame está acessível, aqui, no ficheiro ACIR-EEE.pdf

As classificações do exame estão acessíveis, aqui, no ficheiro Classif.EEE.pdf

Instruções referentes ao exame presencial:

O exame inicia-se às 08h00 na sala F8

Nenhum aluno será admitido à prova após a meia hora inicial, nem poderá abandonar a sala antes das 10h.

A resolução da prova é feita nas próprias folhas do enunciado distribuído. Não escreva a lápis ou a vermelho e evite fazer riscos e rasuras.

Não separe, não desagrafe, as folhas da prova.

Na primeira página, o aluno deve preencher o campo de identificação através de nome completo e número (legível), devendo ainda facultar documento de identificação (BI, CC ou cartão de estudante). Nas restantes páginas basta indicar o número de aluno.

Em cima da mesa, além das folhas com o enunciado da prova, só pode estar o livro de ACIR, as folhas de rascunho e a máquina de calcular.

A presença de meios remotos de comunicação é expressamente proibida.

Instruções referentes ao exame online:

O exame inicia-se às 08h30. Nenhum aluno será admitido à prova após a meia hora inicial,

No âmbito do Agrupamento «Exame online-Época especial de ACIR» e do Projeto «ACIR-ExameEE» faça download do ficheiro => ExameEE.pdf

Guarde-o. Leia-o. Preencha completamente o campo de identificação.

O ficheiro (com o enunciado) contem quatro páginas: A primeira para identificação, a segunda e terceira com as perguntas, a última, em branco, para escrever justificações.

Altere o nome do ficheiro, acrescentando-lhe no início os cinco dígitos do seu número de aluno, e.g., «nnnnnExameEE.pdf».

Para preencher as páginas da prova, use uma ferramenta informática qualquer, desde que, além de eficaz, permita comunicação fidedigna com o Fénix, sem alterações de conteúdo ou de visualização. Em alternativa, pode imprimir o enunciado para papel, responder à mão, digitalizar e devolver.

[Apesar deste atempado aviso, se o aluno não conseguir arranjar um digitalizador, poderá ainda enviar-me o documento solução (ou apenas a folha de justificações) por email ou qualquer outra via, desde que a legibilidade do conteúdo seja boa e que a prova me chegue às mãos até às 10h30].

Termine a resolução do exame às 10h15. Não use o tempo de tolerância destinado às operações de carregamento de ficheiros para continuar a resolver prova! Tenha cuidado: Só tem uma hipótese de submissão, basta 1 segundo de atraso para a inviabilizar. Nas circunstâncias atuais, não há, não pode haver, remédio para situações pontuais anormais, mesmo que justificadas e compreensíveis. Seja cauteloso nos procedimentos de download, identificação, respostas e upload.

Nota: Tal como no passado exame normal online, também neste, caso o aluno venha a obter classificação superior a 15 valores poderá ser convidado a defender a nota em prova oral.