Avisos sobre a realização do exame

(1)

O exame não presencial, está agendado para o dia 13 de julho 2020, 2ª feira, com início às 08:00 e fim às 10:00. Nenhum aluno pode ser admitido à prova após a meia hora inicial.

O exame, do tipo escolha múltipla, cobre toda a matéria do programa da UC com excepção dos capítulos 3 e 6.

O acesso à prova pressupõe que os alunos nela interessados, registados no agrupamento «Repescagens e exame online de ACIR», estejam inscritos para avaliação no Projeto ACIR-Exame.

É permitida, exclusivamente, a consulta dos textos de apoio à unidade curricular.

A utilização de máquina de calcular é indispensável.

Tenha consigo o cartão de cidadão ou outro documento legal válido.

O enunciado consta de duas partes A e B, ambas com dois problemas tradicionais estruturados em alíneas, cada alínea com múltiplas opções de resposta, incluindo a alternativa «nenhuma das anteriores» mas em menos de metade dos casos. De entre as opções, o aluno faz uma ou nenhuma escolha. Respostas erradas descontam 10% do valor da cotação da alínea.

Será necessário justificar por escrito, em texto à parte, a resposta correta dada a duas das alíneas mais cotadas, uma da Parte A, outra da Parte B. As justificações, envolverão, normalmente, a escrita de texto, símbolos e equações. A qualidade e o rigor da justificação determinam a multiplicação da cotação da alínea em causa por um fator entre 0 e 1,2.

(2)

No âmbito do projeto ACIR - Exame, faça download do ficheiro «Exame.pdf» no dia da prova, às 08h. Guarde-o. Leia-o. Preencha completamente o campo de identificação.

O ficheiro (com o enunciado) contem quatro páginas: A primeira para identificação, a segunda e terceira com as perguntas, a última, em branco, para escrever justificações.

Altere o nome do ficheiro, acrescentando-lhe no início os cinco dígitos do seu número de aluno, e.g., «nnnnnExame.pdf».

Para preencher as 4 páginas da prova, use uma ferramenta informática qualquer, desde que, além de eficaz, permita comunicação fidedigna com o Fénix, sem alterações de conteúdo ou de visualização. Em alternativa, pode imprimir o enunciado para papel, responder à mão, digitalizar e devolver.

[Apesar deste atempado aviso, se o aluno não conseguir arranjar um digitalizador, poderá ainda enviar-me o documento solução (ou apenas a folha de justificações) por email ou qualquer outra via, desde que a legibilidade do conteúdo seja boa e que a prova me chegue às mãos até às 10:00].

Termine a resolução do teste às 09:40. Não use o tempo de tolerância destinado às operações de carregamento de ficheiros para continuar a resolver prova! Tenha cuidado: Só tem 1 hipótese de submissão, basta 1 segundo de atraso para a inviabilizar.

Nas circunstâncias atuais, não há, não pode haver, remédio para situações pontuais anormais, mesmo que justificadas e compreensíveis. Seja cauteloso nos procedimentos de download, identificação, respostas e upload.