Materiais adicionais para acompanhar a cadeira. Nesta página também se incluem os materiais cujo conteúdo ou dimensão não se adequam à formatação do FENIX.

URLs informação e curiosidades

Colecção de URLs para sites com informação interessante para aprendizagem de Análise de Circuitos: clicar aqui.

FAQ

Nesta secção dão-se respostas a algumas questões colocadas por alunos da disciplina de Análise de Circuitos. Os aspectos listados são seleccionados pela frequência com que constituem dúvidas para os alunos. Clicar aqui.

Exemplos pspice

Exemplos de utilização do simulador de circuitos eléctricos "PSPICE / Capture" em modo gráfico, para tirar dúvidas de contas na resolução de alguns exercícios das séries de problemas: clicar aqui.

O programa simulador de circuitos PSPICE está disponível no link abaixo. Curiosidade: Um manual resumido das instruções do simulador em modo texto está disponível aqui (pdf). Exemplos de utilização do PSPICE em modo de texto veja aqui. Nota: os links anteriores são curiosidades; na cadeira recomenda-se a utilização do PSPICE em modo gráfico. O programa simulador de circuitos PSPICE está disponível no link abaixo. Curiosidade: Um manual resumido das instruções do simulador em modo texto está disponível aqui (pdf). Exemplos de utilização do PSPICE em modo de texto veja aqui. Nota: os links anteriores são curiosidades; na cadeira recomenda-se a utilização do PSPICE em modo gráfico.

Trabalhos Didácticos de Simulação

A simulação de rede resistiva treina a observação e a procura das maiores tensões (potenciais) existentes num circuito

A simulação de respostas RC em sequência salienta o carácter contínuo da tensão no condensador, e treina a observação de estados estacionários:

Nota: ver também fichas interactivas sobre estas simulações (as fichas não contam para avaliação, mas têm auto-correcção durante os períodos definidos pelo corpo docente)