Sumários

T11

16 outubro 2006, 09:30 Augusto Moita de Deus

Classificação dos defeitos cristalinos: pela respectiva dimensão macroscópica "n".

  • Defeitos de ordem 0, ou pontuais:
  • Lacunas; auto-intersticiais; substitucionais; intersticiais. Soluções sólidas substitucionais, intersticiais. Relação entre a diferença de raios atómicos e o tipo de solução sólida. Defeitos de Shottky e de Frenkel.
    • A região imperfeita do material é, macroscopicamente, um ponto, i.e., a região não-cristalina tenderá a centrar-se numa pequena esfera com um raio igual a "poucas" distâncias interatómicas, tipicamente 2-3 distâncias interatómicas.
  • Defeitos de ordem 2, ou planares:
  • a superfície externa dum cristal; limites de grão.
  • Defeitos de ordem 1, ou lineares:
  • Deslocações. Deslocações cunha, parafuso, mista.
    • Explicação do sentido da palavra "deslocação".
    • Terminologia adoptada: "escorregamentos", "movimento de deslocações", "deslocação cunha", por exemplo.
    • Termos incorrectos : "deslocamentos", "deslocação em cunha" (é de evitar também o uso de palavras derivadas do verbo "deslocar" quando se quer referir o "movimento" ("a deslocação pode estar parada ou em movimento"; "a deslocação avançou, ou migrou, para o limite de grão"; é de evitar dizer por exemplo "a deslocação deslocou-se").

Vector de Burgers, b. Classificação das deslocações através do ângulo entre b e a linha da deslocação. Tensão de corte resolvida crítica. Equação de Schmid, factor de Schmid. Equação de Hall-Petc

A tensão de cedência é em geral proporcional ao inverso da raiz quadrada do tamanho médio do grão.

Smith: 135-146, 286-288.


P4

13 outubro 2006, 11:00 Augusto Moita de Deus

Problemas, série AP2: 7,9. Para entregar (III): 10.


T10

13 outubro 2006, 09:30 Augusto Moita de Deus

Método dos pós. Difracção de electrões e de neutrões. Polimorfismo, ou alotropia. Exemplo de transformações alotrópicas (Fe, Ti).

PROPRIEDADES MECÂNICAS, PARTE II. Defeitos cristalinos. Exemplos: lacunas, intersticiais, substitucionais, limites de grão, superfície do material.

Smith: 140, 146-148, 107, 101, 102.


P4

9 outubro 2006, 11:00 Augusto Moita de Deus

Problemas, série AP2: 7,9. Para entregar (III): 10.


T9

9 outubro 2006, 09:30 Augusto Moita de Deus

Raios-X. Absorção. Difracção de raios-X. Lei de Bragg: demonstração. Ângulo de Bragg e ângulo de difracção.

A lei de Bragg é uma condição necessária mas não suficiente. É necessário incluír informação própria para cada estrutura.

Regras de selecção (exemplos: CCC, CFC). Distância interplanar para redes cúbicas. Significado físico de planos atómicos cujos índices, no contexto da difracção de raios-X, não estejam reduzidos aos menores inteiros. Limitações ao comprimento de onda a utilizar em experiências de difracção realizadas em cristais. Determinação de estruturas cristalinas, através do uso das regras de selecção (exemplo: CCC vs. CFC). Determinação qualitativa da composição química.

Smith: 89, 90, 103-112