Dissertação

{en_GB=VITHEA-Kids 3.0} {} EVALUATED

{pt=As perturbações da aprendizagem pode provocar nas crianças uma maior dificuldade na compreensão ou até na expressão dos seus pensamentos e sentimentos. Estas dificuldades são notórias tanto na expressão oral como escrita. A dislexia e a perturbação especifica da linguagem (PEL) são exemplos de perturbações na aprendizagem. Enquanto a dislexia é caracterizada por dificuldades no reconhecimento, ortografia, escrita e decodificação de palavras com base genética, o PEL é caracterizado por dificuldades em diversos aspetos da linguagem, como recuperação lexical, fonologia, entre outros. Alguns esforços têm sido feitos para desenvolver aplicações com integração de exercícios adaptados às necessidades dos utilizadores, como é o caso do VITHEA-kids 2.0, aplicação em português europeu cuja finalidade é ajudar crianças com perturbação do espectro do autismo bem comos os seus cuidadores. Por se tratar de uma plataforma promissora, nesta tese pretende-se estender o VITHEA-kids 2.0 com novos exercícios para chegar a crianças com outras dificuldades de aprendizagem, nomeadamente dislexia ou PEL. Em relação à dislexia, foi feita uma pesquisa de exercícios para lidar com problemas de leitura e ortografia. Em relação ao SLI, os exercícios para lidar com a compreensão de orações relativas foram fornecidos por um especialista em aquisição de sintaxe. No entanto, a implementação de novos exercícios nesta plataforma era complexo, uma vez que o código não era extensível. Assim, nesta tese criamos o VITHEA-kids 3.0 para suportar novos tipos de exercícios para crianças com dislexia ou SLI, e também tornamos a adição de outros tipos de exercícios mais fácil de implementar., en=Language disorders can make it difficult for kids to understand what people are saying or to express their own thoughts and feelings through spoken and written language. Among others, Dyslexia and Specific Language Impairment (SLI) are such language disorders. Whereas dyslexia is characterized by difficulties in word recognition, spelling, writing and decoding with a genetic basis, SLI is characterized by difficulties in different aspects of language, such as lexical retrieval. Some efforts have been made to develop applications that can provide these exercises and be suitable for its users. An example of such application is VITHEA-kids 2.0, an European Portuguese application for helping children with Autism Spectrum Disorder and their caregivers. Since this platform is a promising one, in this thesis, we intend to extend VITHEA-kids 2.0 with new exercises in order to reach children with other learning disabilities, namely dyslexia or SLI. Regarding dyslexia, a research of exercises to deal with reading and spelling problems was made. Regarding SLI, the exercises to deal with relative clauses comprehension were provided for a specialist in syntax acquisition. However, implementing new types of exercises in this platform were not possible, since the code was not flexible to the addition of new types of exercises. This way, the present thesis also focus on refactoring the whole plataform, back-end, caregiver’s application and child’s application, in order to allow new exercises to be added to VITHEA-kids 2.0. }
{pt=Perturbações na Aprendizagem, PEL, Dislexia, refactorização, VITHEA Kids, en=Learning disabilities, SLI, Dyslexia, refactorization, VITHEA Kids}

setembro 29, 2020, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar