Disciplina
Tópicos Avançados em Síntese de Imagens Fotorrealistas
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica
Activa nos planos curriculares
DEAEIC2006 > DEAEIC2006 > 3º Ciclo > Tópicos Avançados em Síntese de Imagens Fotorrealistas
Nível
Os alunos devem escolher um dos tópicos provenientes de artigos em fóruns relevantes (HPG, Siggraph e Eurographics), fazer a apresentação do artigo (30%) e apresentar um trabalho laboratorial (70%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
2.0 h/semana
70.0 h/semestre
Objectivos
Este módulo aborda técnicas de geração de imagens 3D de Alta Fidelidade (Foto-Realismo), com especial enfoque na simulação do processo físico de Transporte de Luz e a correspondente interacção com a matéria. A discussão dos algoritmos baseados em Traçado de Raios de Luz inclui preocupações ao nível do tempo-real e da interactividade.
Programa
Os alunos devem adquirir as seguintes competências: • Conhecer e perceber a equação física de Transporte de Luz (rendering equation) bem como o seu emprego nos diferentes processos de síntese de imagens; • Conhecer as diferentes estratégias de Iluminação Global e relacioná-las com o modelo genérico imposto pela equação de Transporte de Luz, inferindo quais os fenómenos de iluminação modelados; • Caracterizar as limitações associadas a cada um dos algoritmos de Iluminação Global; • Conhecer as estratégias para obtenção de ritmos de tempo-real e da interatividade nos algoritmos de Iluminação Global. Através da recombinação de estratégias existentes, projetar, desenvolver e avaliar novas soluções que simulem fenómenos de iluminação específicos: • Síntese de Imagem e Iluminação Global; • Radiometria; • Métodos de Monte-Carlo na Iluminação Global; • Equação de Transporte de Luz; • Luz e Materiais; Modelos BRDF; • Tecnicas de Iluminação Global: path-tracing, bidirectional Path Tracing, Photon-Mapping, Metropolis Light Transport; • Técnicas de Aceleração: hierarquias espaciais, estratégias de amostragem.
Metodologia de avaliação
Os alunos devem escolher um dos tópicos provenientes de artigos em fóruns relevantes (HPG, Siggraph e Eurographics), fazer a apresentação do artigo (30%) e apresentar um trabalho laboratorial (70%)
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Physically Based Rendering : From Theory to Implementation
Matt Pharr, Wenzel Jakob, Greg Humphreys
Third Edition, Morgan Kaufmann