Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

DEAEIC2006 > DEAEIC2006 > 3º Ciclo > Tópicos Avançados em Síntese de Imagens Fotorrealistas

Nível

Os alunos devem escolher um dos tópicos provenientes de artigos em fóruns relevantes (HPG, Siggraph e Eurographics), fazer a apresentação do artigo (30%) e apresentar um trabalho laboratorial (70%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

2.0 h/semana

70.0 h/semestre

Objectivos

Este módulo aborda técnicas de geração de imagens 3D de Alta Fidelidade (Foto-Realismo), com especial enfoque na simulação do processo físico de Transporte de Luz e a correspondente interacção com a matéria. A discussão dos algoritmos baseados em Traçado de Raios de Luz inclui preocupações ao nível do tempo-real e da interactividade.

Programa

Os alunos devem adquirir as seguintes competências: • Conhecer e perceber a equação física de Transporte de Luz (rendering equation) bem como o seu emprego nos diferentes processos de síntese de imagens; • Conhecer as diferentes estratégias de Iluminação Global e relacioná-las com o modelo genérico imposto pela equação de Transporte de Luz, inferindo quais os fenómenos de iluminação modelados; • Caracterizar as limitações associadas a cada um dos algoritmos de Iluminação Global; • Conhecer as estratégias para obtenção de ritmos de tempo-real e da interatividade nos algoritmos de Iluminação Global. Através da recombinação de estratégias existentes, projetar, desenvolver e avaliar novas soluções que simulem fenómenos de iluminação específicos: • Síntese de Imagem e Iluminação Global; • Radiometria; • Métodos de Monte-Carlo na Iluminação Global; • Equação de Transporte de Luz; • Luz e Materiais; Modelos BRDF; • Tecnicas de Iluminação Global: path-tracing, bidirectional Path Tracing, Photon-Mapping, Metropolis Light Transport; • Técnicas de Aceleração: hierarquias espaciais, estratégias de amostragem.

Metodologia de avaliação

Os alunos devem escolher um dos tópicos provenientes de artigos em fóruns relevantes (HPG, Siggraph e Eurographics), fazer a apresentação do artigo (30%) e apresentar um trabalho laboratorial (70%)

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Physically Based Rendering : From Theory to Implementation

Matt Pharr, Wenzel Jakob, Greg Humphreys

2017

Third Edition, Morgan Kaufmann


Selecção de artigos científicos correspondentes a tendências importantes da área, publicados em revistas indexadas no SCIMAGO ou em conferências indexadas no CORE.

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