Disciplina
Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional
Área
Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação
Activa nos planos curriculares
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas Aplicacionais > Sistemas de Informação Empresariais > Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional
Nível
Trabalhos Individuais: 50% Trabalhos de Grupo: 50%
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
4.0 h/semana
Objectivos
Familiar os estudantes com a gestão do Conhecimento nas Organizações e da Aprendizagem Organizacional, nomeadamente com os processos para facilitar a partilha e criação de novos conhecimentos e a inovação de produtos e processos. Fornecer referenciais aplicáveis na implementação desses conceitos nas organizações, nomeadamente quando suportados por TI, incluindo a engenharia de conhecimento.
Programa
Introdução: A problemática do Conhecimento e da Aprendizagem nas Organizações Gestão do Conhecimento Organizacional orientada aos produtos: data mining, document management, sistemas periciais, etc, e às metodologias de Eng. de Conhecimento. orientada aos processos de conhecimento e aprendizagem, ao conhecimento tácito e à inovação e criação de conhecimentos novo. Aprendizagem Organizacional: longevidade das empresas e as suas capacidades e dificuldades de aprendizagem; aprendizagem de ciclo simples e de ciclo duplo e a importância do conhecimento tácito; o papel da prática e dos contextos; “learning organizations”. Comunidades de Prática Características e “cultivo” das Comunidades de Prática Plataformas computacionais de suporte ao trabalho cooperativo e às comunidades Consequências para o processo de ensino/aprendizagem Aprender a Aprender, Aprender a Desaprender, Aprender a Mudar, Aprender Cooperativamente, Aprender pela Prática Reflexiva, Aprender em Contexto, Aprender pela Pesquisa/Acção (Action Research) Métodos Qualitativos de Investigação
Metodologia de avaliação
Trabalhos Individuais: 50% Trabalhos de Grupo: 50%
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
The Knowledge-creating Company
Argyris, Chris e Schön, Donald
The Living Company – Growth, Learning and Longevity in Business, London, Nicholas Brealey Publishing
Knowledge Engineering and Management: The CommonKADS Methodology