Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas Aplicacionais > Sistemas de Informação Empresariais > Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional

Nível

Trabalhos Individuais: 50% Trabalhos de Grupo: 50%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

4.0 h/semana

Objectivos

Familiar os estudantes com a gestão do Conhecimento nas Organizações e da Aprendizagem Organizacional, nomeadamente com os processos para facilitar a partilha e criação de novos conhecimentos e a inovação de produtos e processos. Fornecer referenciais aplicáveis na implementação desses conceitos nas organizações, nomeadamente quando suportados por TI, incluindo a engenharia de conhecimento.

Programa

Introdução: A problemática do Conhecimento e da Aprendizagem nas Organizações Gestão do Conhecimento Organizacional orientada aos produtos: data mining, document management, sistemas periciais, etc, e às metodologias de Eng. de Conhecimento. orientada aos processos de conhecimento e aprendizagem, ao conhecimento tácito e à inovação e criação de conhecimentos novo. Aprendizagem Organizacional: longevidade das empresas e as suas capacidades e dificuldades de aprendizagem; aprendizagem de ciclo simples e de ciclo duplo e a importância do conhecimento tácito; o papel da prática e dos contextos; “learning organizations”. Comunidades de Prática Características e “cultivo” das Comunidades de Prática Plataformas computacionais de suporte ao trabalho cooperativo e às comunidades Consequências para o processo de ensino/aprendizagem Aprender a Aprender, Aprender a Desaprender, Aprender a Mudar, Aprender Cooperativamente, Aprender pela Prática Reflexiva, Aprender em Contexto, Aprender pela Pesquisa/Acção (Action Research) Métodos Qualitativos de Investigação

Metodologia de avaliação

Trabalhos Individuais: 50% Trabalhos de Grupo: 50%

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

The Knowledge-creating Company

Nonaka, Ikujiro et all

1998

Oxford University Press


Organization Learning II

Argyris, Chris e Schön, Donald

1996

Addinson Wesley


The Living Company – Growth, Learning and Longevity in Business, London, Nicholas Brealey Publishing

Nicholas Brealey

2002

Harvard Business School Press


Knowledge Engineering and Management: The CommonKADS Methodology

Guus Schreiber, Hans Akkermans, Anjo Anjewierden, Robert de Hoog, Nigel Shadbolt, Walter Van de Velde and Bob Wielinga

2000

MIT