Disciplina
Design de Jogos
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia
Activa nos planos curriculares
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Nível
30% exercícios e 70% projeto (30% protótipo e 40% documentação)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Esta disciplina permite ao aluno adquirir capacidades para concepção de uma experiência de jogo e desenvolvimento de protótipos que realizem essa experiência. As capacidades são desenvolvidas fomentando a discussão sobre o que é um jogo, quais são os seus constituintes e qual a relação do jogo com os seus jogadores (tendo em conta as suas diferenças). O aluno desenvolve o seu trabalho com base em documentos de design e construção de protótipos.
Programa
Componentes de design de jogos Definição de jogo e jogar Perspectiva histórica: exemplos clássicos e modernos Teoria de jogos Modelos de jogadores A experiência do jogador Teoria do divertimento Jogabilidade: mundos, cenários, abstrações, progressão e balanceamento Categorização: géneros de jogos e seus desafios Narrativa e desenvolvimento de personagens Emoções em jogos O processo criativo Documentação: conceito, tratamento e guião Regras de design de jogos O negócio dos jogos e empreendedorismo
Metodologia de avaliação
30% exercícios e 70% projeto (30% protótipo e 40% documentação)
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Design e Desenvolvimento de Jogos
Carlos Martinho, Pedro Santos and Rui Prada