Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

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MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Design de Jogos

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MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Design de Jogos

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Nível

30% exercícios e 70% projeto (30% protótipo e 40% documentação)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Esta disciplina permite ao aluno adquirir capacidades para concepção de uma experiência de jogo e desenvolvimento de protótipos que realizem essa experiência. As capacidades são desenvolvidas fomentando a discussão sobre o que é um jogo, quais são os seus constituintes e qual a relação do jogo com os seus jogadores (tendo em conta as suas diferenças). O aluno desenvolve o seu trabalho com base em documentos de design e construção de protótipos.

Programa

Componentes de design de jogos Definição de jogo e jogar Perspectiva histórica: exemplos clássicos e modernos Teoria de jogos Modelos de jogadores A experiência do jogador Teoria do divertimento Jogabilidade: mundos, cenários, abstrações, progressão e balanceamento Categorização: géneros de jogos e seus desafios Narrativa e desenvolvimento de personagens Emoções em jogos O processo criativo Documentação: conceito, tratamento e guião Regras de design de jogos O negócio dos jogos e empreendedorismo

Metodologia de avaliação

30% exercícios e 70% projeto (30% protótipo e 40% documentação)

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Design e Desenvolvimento de Jogos

Carlos Martinho, Pedro Santos and Rui Prada

2014

FCA