Disciplina
Robótica Social e Interação Humanos-Robôs
Área
Área Científica de Inteligência Artificial > Tecnologia de Inteligência Artificial
Activa nos planos curriculares
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Nível
A avaliação inclui duas componentes: . Uma componente teórica, avaliada através de um survey e de participação nas aulas, e que corresponde a 30% da nota final; . Uma componente de projeto, em grupos de 2, e que corresponde a 70% da nota final.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Espera-se que, após a frequência da cadeira, os alunos sejam capazes de: 1. Desenvolver técnicas computacionais para dotar plataformas robóticas de compotências sociais de forma a poderem interagir com humanos. 2. Serem capazes de integrar os mecanismos apresendidos em cenários concretos que envolvem robôs sociais e desenvolver um estudo com utilizadores humanos para testar o impacto que as competências criadas pela tecnologia tem na interação com humanos.
Programa
Parte I. Introdução 1. Robótica social. Definições e caracteristicas. 2. Interação e "Embodiment" 3. Desenho de robôs sociais: metodologias para o desenho de interação com robôs sociais Part II. Construção de IA social para robôs 4. Perceção de situações sociais. Perceção do utilizador, das suas acções, expressões e intenções. 5. Arquitecturas computacionais para a construção de IA para robôs sociais. Ferramentas atuais disponíveis. 6. Criação de comportamento verbal e não verbal em robôs sociais. 7. Comportamento emotional em robôs sociais. 8. Aprender do utilizador: técnicas para apresendizagem interactiva de tarefas. 9. Colaboração entre humanos e robôs Part III. Estudos em Robótica Social 10. Desenho experimental para estudos em HRI 11. Aspectos éticos em HRI 12. Análise estatística de dados em estudos de HRI 13. Aplicações de robótica social
Metodologia de avaliação
A avaliação inclui duas componentes: . Uma componente teórica, avaliada através de um survey e de participação nas aulas, e que corresponde a 30% da nota final; . Uma componente de projeto, em grupos de 2, e que corresponde a 70% da nota final.
Pré-requisitos
N/A
Componente Laboratorial
A componente laboratorial corresponde ao desenvolvimento de competências sociais para robôs escolhidos especificamente para os laboratórios e o projeto.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
N/A
Componente de Competências Transversais
. Pensamento crítico e inovador - avaliado nos projectos olhando para a capacidade criativa e inovadora dos alunso a criar os seus cenários, e na discussão crítica dos resultados obtidos nos estudos a serem efetuados com utilizadores. Estas duas competências têm um impacto directo em cerca de 15% da nota do projeto. . Competências interpessoais (nomeadamente trabalho em equipa) - os projetos são realizados em grupos de dois ou três alunos, sendo assim considerada, de forma implícita, esta competência transversal.
Bibliografia
Principal
Social Robotics and Human-Robot Interaction
Human-Robot Interaction - An Introduction
Bartneck, C., Belpaeme, T., Eyssel, F., Kanda, T., Keijsers, M., & Sabanovic, S.
Secundária
Several papers will be provided for the different lectures