Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Tecnologia de Inteligência Artificial

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MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Robótica Inteligente > Robótica Social e Interação Humanos-Robôs

Nível

• Leituras das diversas partes da matéria e resumos dos diversos trabalhos lidos (L) • Participação nas aulas (P) • Um projecto realizado em grupos de dois, onde os alunos deverão estudar e desenvolver um protótipo de uma situação social criada com uma das plataformas robóticas disponibilizadas na cadeira. Como parte da avaliação do projecto, os alunos deverão apresentar o seu trabalho publicamente. (Proj) • A nota final à cadeira será calculada como: NF = 0.6 * Proj + 0.25* L + 0.15 x P

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

1. Desenvolver mecanismos de inteligência artificial em robôs que forneçam a plataformas robóticas a capacidade de interagir com humanos de uma forma social. 2. Ser capaz de integrar e avaliar aspectos como intencionalidade, credibilidade, emoções e colaboração na interacção entre humanos e robôs.

Programa

1. Introdução (1 aula – 1.5 horas). 2. Robótica Social. Tipos de robôs sociais. (2 aulas- 3 horas) 3. Arquitecturas para Robôs Sociais. Sensores para robôs sociais. (2 aulas- 3 horas) 4. Desenho de Interacção. Interacção via voz, língua natural e gestos. (4 aulas- 6 horas) 5. Intenções e Intencionalidade em Robôs. (2 aulas- 3 horas) 6. Emoções. (1 aula- 1,5 horas) 7. Aprendizagem Social em Robôs. Imitação. (2 aulas- 3 horas) 8. Colaboração entre robôs e entre robôs e humanos. (2 aulas- 3 horas) 9. Aplicações em ambientes fabris, domésticos, carros autónomos, entretenimento, cultura (museus) e educação. (4 aulas- 6 horas) 10. Desenho Experimental. Avaliação. (4 aulas- 6 horas)

Metodologia de avaliação

• Leituras das diversas partes da matéria e resumos dos diversos trabalhos lidos (L) • Participação nas aulas (P) • Um projecto realizado em grupos de dois, onde os alunos deverão estudar e desenvolver um protótipo de uma situação social criada com uma das plataformas robóticas disponibilizadas na cadeira. Como parte da avaliação do projecto, os alunos deverão apresentar o seu trabalho publicamente. (Proj) • A nota final à cadeira será calculada como: NF = 0.6 * Proj + 0.25* L + 0.15 x P

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

“Human-Robot Interaction: A Survey”

Michael A. Goodrich and Alan C. Schultz

2007

ACM Press


“A survey of socially interactive robots” in Robotics and autonomous systems"

Terrence Fong, Illah Nourbakhsh, Kerstin Dautenhahn

2003

Robotics & Autonomous Systems


Designing Sociable Robots

Cynthia Breazeal

2004

MIT Press


Secundária

Diversos artigos serão distribuídos aos alunos cobrindo os diversos tópicos

Vários

NA

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