Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Tecnologia de Inteligência Artificial

Activa nos planos curriculares

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Nível

A avaliação inclui duas componentes: . Uma componente teórica, avaliada através de um survey e de participação nas aulas, e que corresponde a 30% da nota final; . Uma componente de projeto, em grupos de 2, e que corresponde a 70% da nota final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Espera-se que, após a frequência da cadeira, os alunos sejam capazes de: 1. Desenvolver técnicas computacionais para dotar plataformas robóticas de compotências sociais de forma a poderem interagir com humanos. 2. Serem capazes de integrar os mecanismos apresendidos em cenários concretos que envolvem robôs sociais e desenvolver um estudo com utilizadores humanos para testar o impacto que as competências criadas pela tecnologia tem na interação com humanos.

Programa

Parte I. Introdução 1. Robótica social. Definições e caracteristicas. 2. Interação e "Embodiment" 3. Desenho de robôs sociais: metodologias para o desenho de interação com robôs sociais Part II. Construção de IA social para robôs 4. Perceção de situações sociais. Perceção do utilizador, das suas acções, expressões e intenções. 5. Arquitecturas computacionais para a construção de IA para robôs sociais. Ferramentas atuais disponíveis. 6. Criação de comportamento verbal e não verbal em robôs sociais. 7. Comportamento emotional em robôs sociais. 8. Aprender do utilizador: técnicas para apresendizagem interactiva de tarefas. 9. Colaboração entre humanos e robôs Part III. Estudos em Robótica Social 10. Desenho experimental para estudos em HRI 11. Aspectos éticos em HRI 12. Análise estatística de dados em estudos de HRI 13. Aplicações de robótica social

Metodologia de avaliação

A avaliação inclui duas componentes: . Uma componente teórica, avaliada através de um survey e de participação nas aulas, e que corresponde a 30% da nota final; . Uma componente de projeto, em grupos de 2, e que corresponde a 70% da nota final.

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

A componente laboratorial corresponde ao desenvolvimento de competências sociais para robôs escolhidos especificamente para os laboratórios e o projeto.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

N/A

Componente de Competências Transversais

. Pensamento crítico e inovador - avaliado nos projectos olhando para a capacidade criativa e inovadora dos alunso a criar os seus cenários, e na discussão crítica dos resultados obtidos nos estudos a serem efetuados com utilizadores. Estas duas competências têm um impacto directo em cerca de 15% da nota do projeto. . Competências interpessoais (nomeadamente trabalho em equipa) - os projetos são realizados em grupos de dois ou três alunos, sendo assim considerada, de forma implícita, esta competência transversal.

Bibliografia

Principal

Social Robotics and Human-Robot Interaction

Paiva, A

2020

Slides and Lecture notes


Human-Robot Interaction - An Introduction

Bartneck, C., Belpaeme, T., Eyssel, F., Kanda, T., Keijsers, M., & Sabanovic, S.

2019

Cambridge University Press


Secundária

Several papers will be provided for the different lectures

Vários

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