Disciplina
Robôs Sociais e Interação Pessoa Robô
Área
Área Científica de Inteligência Artificial > Tecnologia de Inteligência Artificial
Activa nos planos curriculares
MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Robótica Inteligente > Robótica Social e Interação Humanos-Robôs
MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Robótica Inteligente > Robótica Social e Interação Humanos-Robôs
MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Robótica Inteligente > Robótica Social e Interação Humanos-Robôs
MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Robótica Inteligente > Robótica Social e Interação Humanos-Robôs
MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Robótica Inteligente > Robótica Social e Interação Humanos-Robôs
Nível
• Leituras das diversas partes da matéria e resumos dos diversos trabalhos lidos (L) • Participação nas aulas (P) • Um projecto realizado em grupos de dois, onde os alunos deverão estudar e desenvolver um protótipo de uma situação social criada com uma das plataformas robóticas disponibilizadas na cadeira. Como parte da avaliação do projecto, os alunos deverão apresentar o seu trabalho publicamente. (Proj) • A nota final à cadeira será calculada como: NF = 0.6 * Proj + 0.25* L + 0.15 x P
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
1. Desenvolver mecanismos de inteligência artificial em robôs que forneçam a plataformas robóticas a capacidade de interagir com humanos de uma forma social. 2. Ser capaz de integrar e avaliar aspectos como intencionalidade, credibilidade, emoções e colaboração na interacção entre humanos e robôs.
Programa
1. Introdução (1 aula – 1.5 horas). 2. Robótica Social. Tipos de robôs sociais. (2 aulas- 3 horas) 3. Arquitecturas para Robôs Sociais. Sensores para robôs sociais. (2 aulas- 3 horas) 4. Desenho de Interacção. Interacção via voz, língua natural e gestos. (4 aulas- 6 horas) 5. Intenções e Intencionalidade em Robôs. (2 aulas- 3 horas) 6. Emoções. (1 aula- 1,5 horas) 7. Aprendizagem Social em Robôs. Imitação. (2 aulas- 3 horas) 8. Colaboração entre robôs e entre robôs e humanos. (2 aulas- 3 horas) 9. Aplicações em ambientes fabris, domésticos, carros autónomos, entretenimento, cultura (museus) e educação. (4 aulas- 6 horas) 10. Desenho Experimental. Avaliação. (4 aulas- 6 horas)
Metodologia de avaliação
• Leituras das diversas partes da matéria e resumos dos diversos trabalhos lidos (L) • Participação nas aulas (P) • Um projecto realizado em grupos de dois, onde os alunos deverão estudar e desenvolver um protótipo de uma situação social criada com uma das plataformas robóticas disponibilizadas na cadeira. Como parte da avaliação do projecto, os alunos deverão apresentar o seu trabalho publicamente. (Proj) • A nota final à cadeira será calculada como: NF = 0.6 * Proj + 0.25* L + 0.15 x P
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
“Human-Robot Interaction: A Survey”
Michael A. Goodrich and Alan C. Schultz
“A survey of socially interactive robots” in Robotics and autonomous systems"
Terrence Fong, Illah Nourbakhsh, Kerstin Dautenhahn
Secundária
Diversos artigos serão distribuídos aos alunos cobrindo os diversos tópicos