Dissertação

{en_GB=Satisfaction on the Tourism Sector A Bibliometric Analysis applied to the Hospitality Sector} {} EVALUATED

{pt=O crescente interesse nas últimas décadas na indústria do Turismo é justificado pela perceção das suas contribuições positivas a nível económico, social e cultural. A área da satisfação do consumidor também tem acompanhado este aumento de interesse. Os seus impactos significativos em diversos aspetos da sociedade têm tido grande influência nos processos de definição de estratégia e de gestão de governos, instituições e empresas. Este estudo utiliza técnicas bibliométricas para analisar tendências na literatura relativa à satisfação no setor do turismo, com ênfase na sustentabilidade. O software Biblioshiny App (Bibliometrix R tool) foi utilizado para analisar 102 artigos das bases de dados Scopus e Web of Science. A análise bibliométrica dos 102 artigos recolhidos nas bases de dados Scopus (43 artigos) e Web of Science (59 artigos) revelou que o período 2018-2019 foi o mais produtivo em número de publicações e que o jornal mais produtivo foi o Sustainability. O interesse relativamente recente acerca das práticas de sustentabilidade no âmbito do turismo nos setores do turismo e da hotelaria é evidenciado pelos resultados deste estudo. Os autores mais produtivos em ambas as análises bibliométricas têm apenas 2 artigos publicados cada um, e as instituições mais produtivas estão apenas associadas a 3 artigos, cada. Este facto mostra que a inclusão da sustentabilidade na satisfação nos setores do turismo e da hotelaria é um tema recente, com muita margem de progressão. Assim sendo, espera-se que futuros investigadores aprofundem esta relação, encontrando formas efetivas de integração da sustentabilidade na medição da satisfação. , en=The growth of attention suffered by the Tourism industry in the last decades is justified by the perception of its positive contributions to economics, society and culture of countries. The field of customer satisfaction has also accompanied this fast growth of interest. Its relevant impacts on numerous aspects of society have significantly influenced the strategic and management definition processes of governments, institutions and companies. This study uses bibliometric techniques to analyse research trends related to satisfaction on the tourism sector, with an emphasis on sustainability. Biblioshiny app (Bibliometrix R tool) was used. This study analysed 102 articles from Scopus and Web of Science databases. The bibliometric analysis of the 102 collected articles through both Scopus (43 articles) and Web of Science (59 articles) databases concluded that the most prolific period regarding the number of published articles was 2018-2019 and the most productive journal was Sustainability. The relatively recent awareness towards sustainable practices on the tourism and hospitality sectors is highlighted by the collected results of this study. The most productive authors for the bibliometric analyses performed through both databases have only published 2 articles each, and the most productive institutions were linked to a maximum of 3 articles each. This fact clearly portrays that the inclusion of the sustainability topic into satisfaction on the tourism and hospitality sectors is recent, with a high potential growth. Given this, it is expected that future researchers will deepen out this relationship, finding effective ways to include sustainability into satisfaction measurement.}
{pt=Satisfação, Turismo, Hotelaria, Sustentabilidade, Análise Bibliométrica, PRISMA., en=Satisfaction, Tourism, Hospitality, Sustainability, Bibliometric Analysis, PRISMA.}

abril 4, 2022, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Diogo Filipe da Cunha Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Maria Isabel Craveiro Pedro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar