Dissertação

{en_GB=Innovation Games – The Impact of Startup’s Product Innovation Degree and Competition Intensity on the Incumbent’s Acquisition Decision} {} EVALUATED

{pt=Para estudar o impacto do grau de inovação de produto de uma start-up e da intensidade da concorrência na decisão de aquisição da startup por parte de uma empresa instalada no mercado, propõe-se um jogo de três estádios jogado por duas empresas: uma empresa monopolista já estabelecida no mercado e um potencial concorrente descrito como startup. O primeiro estádio é jogado pela startup, decidindo esta entre investir em investigação e desenvolvimento do produto e não fazer nada. Um produto inovador surge em caso de sucesso no primeiro estádio e, consequentemente, a empresa inovadora apresenta um pedido de patente no Instituto de Patentes do país para proteger a sua propriedade intelectual. No segundo estádio, a empresa já estabelecida no mercado deve escolher entre conluiar-se com o potencial novo concorrente, fazer uma aquisição “matadora” ou, por fim, permitir que a startup entre no mercado e haja concorrência. Ambas as empresas concorrem em quantidades no último estádio do jogo após a entrada da startup. Conclui-se que as aquisições “matadoras” só ocorrem se a startup desenvolver um grau de qualidade de produto até 10% dentro de elevados graus de concorrência. A autoridade reguladora deve então supervisionar as aquisições não só com base nos danos esperados sobre o bem-estar dos consumidores, mas também nas aquisições a preços baixos. Estes resultados apenas se mantêm para custos de transação elevados, nomeadamente custos associados à implementação do novo produto após a ocorrência de conluio. Por esta razão, sugere-se estudar o impacto desses custos na decisão da empresa instalada., en=To study the impact of a startup’s product innovation degree and competition intensity on the incumbent’s acquisition decision, this dissertation proposes a three-stage game. This is played by two firms: an incumbent and a startup. The startup plays the first stage, in which it decides to invest in R&D or do nothing. In the latter case, it is considered that the startup does not invest in R&D if it does not own the required financial resources. An innovative product arises in case of successful investment in R&D, and the startup files a patent application in the country’s Patent Office to protect its IP. In the second stage, the incumbent must choose between merging with the startup, making a killer acquisition, or allowing the startup to enter the market. After the startup’s entry, both firms engage in Cournot competition. According to the conclusions obtained, killer acquisitions only occur if the innovator develops a product quality at a maximum of 10% within high levels of competition intensity. When the innovator does not heavily invest in R&D, it spends low financial resources and then requires a financial reward that the acquiring firm can afford. Authority Agencies should then supervise anti-competitive acquisitions based not only on the consumers’ welfare harming but also on low acquisition prices. These results only stand for high transaction costs associated with the new product implementation after a genuine acquisition has occurred. For this reason, it is suggested to study the impact of those transaction costs on the incumbent’s decision.}
{pt=inovação do produto, intensidade da concorrência, aquisição genuína e matadora, en=product innovation, competition intensity, genuine and killer acquisitions}

novembro 30, 2022, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado