Dissertação

{en_GB=Impact of high-frequency Quality Cost Control. Kaizen Institute} {} EVALUATED

{pt=Com o desenvolvimento das novas tecnologias as empresas veem-se obrigadas a acompanhar este crescimento. Torna-se crucial diminuir o desperdício e custos nas empresas. O Mercado torna-se mais competitivo e não há margem para erro. Aqui surge o Kaizen com as suas metodologias Lean, mapeando a cadeia de valor, tornando claro o que é de facto valor acrescentado. Esta dissertação apresenta um problema de qualidade na Empresa X, líder no mercado automóvel. Não só tem havido um número elevado de peças que tem sido rejeitadas pelo cliente, devido a desvios nas especificações, mas não há qualquer conhecimento dos custos associados à não qualidade. A fábrica que está a ser estudada, assume que etapas de retrabalho existentes são obrigatórias no processo, este paradigma tem que mudar, uma vez que é uma tarefa de não valor acrescentado, que consome recursos, tempo e espaço. Com o suporte das metodologias Lean e análise de estudos já realizados no campo da qualidade, esta dissertação pretende não só providenciar uma metodologia estruturada para resolver problemas mas também desenvolver um modelo de quantificação de custos associados à não qualidade, que permitirá à gestão de topo ter uma visão mais realista dos custos que estão a ser incorridos. O objetivo final é que a fábrica passe a ter uma maior precessão do impacto dos custos associados à não qualidade, e o impacto dos mesmos na fábrica. Com isto, é pretendido que passe a haver uma maior preocupação em resolver os problemas associados à qualidade usando um método estruturado., en=With the growing economy and development of new technologies, organizations must keep up with this growing pace. Now, more than ever, it is important to reduce waste and costs. The markets are becoming more competitive and there is no room for error. This is where, Kaizen appears, with Lean methodologies, a map of the value chain of the company is made, and the value added of the company becomes clear. This dissertation presents a quality problem that is happening in Company X, a leader in the automotive industry. There is a problem with scrap, where there has been a high number of products that have been returned by the customer, because the specifications weren´t met, and there is no awareness of the non-quality costs. The specific factory being studied assumes that rework steps are obligatory in the process, this paradigm must change because it is a non-value-added activity. With the support of Kaizen methodologies and study of researches already made in the quality field, this dissertation aims to provide a method to solve quality problems and develop a quantification model, that will allow top management to have a clear vision of the impact of the costs that this quality problem and rework needed is having. The final goal of this dissertation is that the factory gains knowledge of the impact of non-quality, which will lead to a higher concern in solving the quality issues, and that there is a structured method that should be applied in every project. }
{pt=Custo de Qualidade, Não Valor Acrescentado, Percepção, Solução de Problemas, en=Cost of Quality, Non-value added, Awareness, Problem Solving}

Novembro 8, 2018, 12:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rute Xavier de Matos Pinto Varela

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar