Dissertação

{pt_PT=Definição de um processo de controlo de informação e gestão de fornecedores de entrega directa na loja O caso da SONAE MC} {} EVALUATED

{pt=As dificuldades económicas sentidas nos últimos anos têm-se reflectido na rentabilidade das empresas, juntamente com uma maior competitividade e consumidores cada vez mais exigentes e sensíveis às ofertas de mercado. Neste contexto, as relações entre fornecedor e retalhista ganharam cada vez mais importância, onde o desempenho de cada uma destas entidades tem impactos directos e recíprocos. A Sonae MC, a empresa na qual a presente dissertação se insere, é uma das várias áreas de negócio do grupo Sonae, sendo responsável pelo retalho alimentar. Através de três diferentes insígnias – Continente (Hipermercados), Modelo e Bom Dia (Supermercados) –, a empresa disponibiliza uma variada e vasta gama de produtos aos seus clientes. A Sonae MC identificou a área referente aos níveis de serviço dos fornecedores no canal de entrega directa uma das áreas a melhorar, em particular no que diz respeito ao desempenho dos fornecedores directos da categoria do Pão Industrial – problema a ser estudado nesta dissertação de mestrado. Com o objectivo de estudar este problema, foi desenvolvido um modelo de avaliação com indicadores de desempenho específicos para estes fornecedores directos, permitindo à empresa obter valores de níveis de serviço gerais e por categoria de operações verificados em loja. Com a aplicação do modelo em dois cenários distintos (duas lojas de diferentes insígnias), identificaram-se áreas de melhoria no que diz respeito ao desempenho dos fornecedores, sendo que no longo prazo se pretende controlar e melhorar de forma contínua os níveis de serviço associados a este negócio da entrega directa em loja., en=The economic difficulties experienced over recent years have been reflected in the profitability of many companies, along with a higher competitiveness, and even more sensitive and demanding consumers to the market offerings. In this context, the relationship between suppliers and retailers has gained increased importance, where the performance of each of these entities has direct and reciprocal impacts. Sonae MC, the company in study in this work, is one of the several business areas of Grupo Sonae, responsible for the food retail business. Through three different insignias - Continente (hypermarkets), Modelo and Bom Dia (convenience supermarkets) - the company offers a varied and broad range of products to its customers. Sonae MC identified the area related to the suppliers’ service levels in the direct store delivery distribution channel as one of the areas for improvement, particularly regarding the performance of the industrial bread’s direct suppliers - problem to be studied in this thesis. In order to study this problem, it was developed an evaluation model with specific performance indicators for these direct suppliers, allowing the company to obtain the general service level verified, as well as the service level values by category of in-store operations. With the application of the evaluation model in two distinct scenarios (two stores from different insignias), it were identified several areas of improvement regarding the direct suppliers’ performance, wherein the long run it is intended to gain control and continuously improve the service levels associated with this direct store delivery business.}
{pt=distribuição, entrega directa, operações em loja, níveis de serviço, avaliação de fornecedores, indicadores de desempenho, en=channel distribution, direct store delivery, in-store operations, service level, supplier evaluation, performance indicators}

novembro 26, 2015, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar