Dissertação

{en_GB=Corporate social responsibility disclosure: the case of the Portuguese higher education institutions} {} EVALUATED

{pt=As instituições de ensino superior (IES) são chamadas para a arena da responsabilidade social (RS) onde a promoção de práticas de sustentabilidade já não é somente responsabilidade das entidades empresariais, mas também do sector público em geral, já que todos os atores da sociedade precisam participar no desafio de alcançar um desenvolvimento sustentável. Apesar de as universidades estarem mais ativas nesta área, a divulgação da sustentabilidade está ainda numa fase embrionária, num mundo que respira sustentabilidade ambiental e responsabilidade social corporativa (RSC) há já algum tempo. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que modo o paradigma da RS tem sido internalizado pelas IES portuguesas, através da análise da divulgação da informação efetuada nos websites institucionais, bem como compreender qual a motivação por detrás desta divulgação, se esta é utilizada para obter legitimação pelo público. A análise de conteúdo é a metodologia aqui proposta para avaliação dos websites das IES. Os dados recolhidos de~33 instituições públicas foram submetidos a uma análise univariada, bivariada e multivariada, esta última através de regressão múltipla com recurso ao método stepwise. Os resultados obtidos mostram que as IES públicas portuguesas aparentam estar empenhadas em incorporar a RSC na sua gestão estratégica e noutros conteúdos divulgados nos websites institucionais. No entanto, verifica-se uma baixa média nacional de divulgação. Apesar de as universidades estarem a utilizar a divulgação online através dos seus websites institucionais, melhorando a prestação de informação de RSC, constata-se a necessidade de maior sensibilização das IES para a importância deste tipo de informação., en=Higher education institutions (HEI) are called to the social responsibility (SR) arena, where promoting sustainability practices is no longer just a responsibility of corporate entities, but also of the public sector in general, as all society actors need to participate in the challenge of achieving sustainable development. Despite universities are becoming more active in this area, sustainability disclosure is yet at an embryonic phase in a world that breathes environmental sustainability (ES) and corporate social responsibility (CSR) already for a while. This thesis aims to analyse how the paradigm of SR has been internalised by Portuguese HEI, through the analysis of the online disclosure on their institutional websites, as well as understanding the motivation behind this disclosure, if it is used to achieve public legitimization. Content analyses is the methodology here proposed to analyse HEIs’ websites. The collected data, taken from~33 public institutions, was subject to univariate, bivariate and multivariate analyses, the former through a multiple regression using the stepwise method. The findings obtained show that Portuguese public HEI seem to be engaged in integrating CSR in their strategic management and other contents disclosed in the institutional websites. However, it is observed a low national average of disclosures. Despite universities are using online disclosure through their websites, improving their provision of CSR information, it is still necessary a higher awareness among HEIs of the importance of this type of information.}
{pt=IES, Divulgação online, responsabilidade social., en=HEI, Online disclosure, Social responsibility.}

julho 5, 2022, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Miguel Batista Pinheiro

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

ORIENTADOR

Cândido Jorge Carvalho Peres Moreira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar Convidado