Dissertação

{en_GB=Evaluating the Market for Electric Vehicles (EV) Using the Technology Acceptance Model (TAM)} {} EVALUATED

{pt=Um veículo elétrico (EV) é um veículo que utiliza um ou mais motores eléctricos como forma de propulsão. Este tipo de veículo tem o potencial de reduzir substancialmente a poluição nas cidades, ao ter emissões 0, de gases de escape. Como consquência das diferenças entre os EV e os veículos movidos a combustíveis fósseis, este mercado tem aumentado, provocando o aparecimento de novos produtos e de novas atitutdes, junto dos potenciais consumidores. O objectivo desta dissertaação é o de avaliar como o mercado dos EV está a ser sustentado pelos comportamentos dos consumidores, que vão ser testados, tendo em conta a Technology Acceptance Model (TAM), como ferramenta. Foi criado um questionário com 695 respostas válidas, explicado nesta dissertação. As principais conclusões extraídas permitiram confirmar quais são os factores que tiveram uma maior influência entre os utilizadores dos EV, tais como a atitude e a utilidade, ao mesmo tempo que se avaliou o estado actual da tecnologia bem como foram feitas sugestões e julgamentos referentes ao futuro deste tópico., en=An electric vehicle (EV) is a vehicle which uses one or more electric motors for propulsion. This type of vehicle has the potential of significantly reducing city pollution in having zero tail pipe emissions. As a consequence of the differences between EV and fossil fuel vehicles, this market has been increasing, causing the emergence of new products and consumer attitudes. The main goal of this dissertation is to evaluate how the EV Market is being sustained by consumer behavior, which are going to be tested according to the technology acceptance model (TAM) as the main tool of research. A questionnaire with 695 valid answers was created and will be better explained in this dissertation. The main conclusions reached allow us to confirm the consumer attitude and to perceive that usefulness plays a major influencing role among the EV users. At the same time, it was made possible to evaluate the current state of the art of this technology as well as to make appraisals and give suggestions regarding the future of this topic.}
{pt=veículo elétrico (EV), veículos autónomos, atitudes, comportamentos dos consumidores, technology acceptance model (TAM), utilidade, en=electric vehicle (EV), autonomous vehicles, consumer attitudes, consumer behavior, technology acceptance model (TAM), perceived usefulness}

Novembro 20, 2019, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Maria da Conceição Esperança Amado

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado