Dissertação

{pt_PT=Análise de Desempenho em Terminais de Contentores Portuários} {} EVALUATED

{pt=O transporte marítimo apresenta uma enorme importância para a economia moderna global, logo uma abordagem de avaliação da eficiência no fluxo de carga deve ser estudada e introduzida, começando nos portos. Este documento serve como apoio a uma análise de benchmarking de eficiência e desempenho de 54 portos de terminais de contentores, distribuídos por 23 países da Europa para o ano de 2013. A eficiência de um porto é um elemento crítico para a sua competitividade no mercado internacional. Entre outros métodos, o Data Envelopment Analysis (DEA) foi o selecionado. A abordagem utilizada conta com quatro inputs (total de pórticos de cais, área do terminal, comprimento do cais e os custos operacionais) e um output (movimentação de contentores em TEUs). O resultado final avalia três portos considerados eficientes no modelo DEACCR e catorze na DEABCC. A dimensão e os rendimentos de escala dos portos, a identificação dos portos de referência e a avaliação das folgas das variáveis são detalhadamente analisados. Por fim, conclui-se que a eficiência de um porto está, normalmente, relacionada com as regiões da Europa Ocidental e Europa Meridional e com o facto de um porto se focar apenas na movimentação de contentores., en=Sea transport offers a significant importance for the global modern economy, so an evaluation approach to ensure efficiency in the cargo flow should be studied and introduced, starting with sea ports. This paper serves as support for an efficiency and performance benchmarking analysis of 54 container terminals ports, distributed across 23 European countries, for the year 2013. The operating efficiency of a seaport is the critical element for its attractiveness in the international market. Among other methods, the Data Envelopment Analysis (DEA) was selected. The approach adopted has four inputs (quay cranes, terminal area, quay length and operational expenses) and an output (container throughput in TEUs). The final result evaluates three ports as efficient in DEACCR model and fourteen in DEABCC model. The size and returns to scale of the ports, the identification of reference ports and the evaluation of variables slacks are analyzed in detail. Finally, it is concluded that the efficiency of a port is usually related to the regions of Western and Southern Europe and to its capacity that a port focuses only on containers movement.}
{pt=Data Envelopment Analysis (DEA), Europa, Portos, Benchmarking, Eficiência, en=Data Envelopment Analysis (DEA), Europe, Seaport, Benchmarking, Efficiency}

novembro 26, 2015, 13:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Maria Isabel Craveiro Pedro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar