Dissertação

{en_GB=Computational Simulation of Buses Accidents with Biomechanical Models, Injury Analysis and Seat Belt Role} {} EVALUATED

{pt=Os acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros (autocarros) são raros em Portugal. Contudo, por vezes, causam um número muito elevado de vítimas. Neste trabalho são estudados dois acidentes deste tipo (ocorridos em 2007 e 2013), onde 28 pessoas morreram no total e em ambos os autocarros capotaram. A determinação das condições em que os ocupantes viajavam, nomeadamente se utilizavam sistemas de retenção é relevante por implicações legais, um complemento para a reconstituição do acidente e, por outro lado, importante para a prevenção de lesões. Apresenta-se uma metodologia para a investigação e reconstituição de acidentes com autocarros incluindo a análise das lesões dos ocupantes, utilizando o software PC-CrashTM. Esta análise baseia-se numa correlação entre resultados das simulações computacionais e as lesões descritas em autópsias médico-legais, usando critérios de lesão (como Abbreviated Injury Score ou Injury Severity Scale). Concluiu-se que a diversidade de movimentos dos passageiros durante as simulações causa inúmeras lesões ou nenhumas; e dos modelos sem cinto de segurança resultam as taxas de mortalidade mais elevadas. Foi realizada uma análise estatística utilizando uma regressão logística multinominal, no software IBM® SPSS® Statistics 20. Concluiu-se que para a maior chance de não utilizar o cinto de segurança destacam-se os condutores: de autocarros; os dados como vítimas fatais, ou feridos graves; que conduziam ilegalmente; do género masculino e com mais de 75 anos. Fez-se um inquérito a 54 utilizadores de autocarros de viagens de longa distância: 35% não utiliza o cinto de segurança e 68% classificou a utilização do mesmo como muito importante., en=In Portugal, bus accidents are uncommon, but recently there were two accidents with theses type of vehicles resulting in 28 dead people. They happened in 2007 and 2013 and the buses rolled over. To determine whether or not occupants were using any retention system is important given actual legal terms processes and accidents’ reconstructions. On the other hand, this is important to assure the relevance of campaigns to prevent people’s injuries caused by road accidents. The methodology presented allows investigating and performing the accident reconstruction where a bus is involved, using PC-CrashTM software. Injury analysis is based on injury criteria (such as Abbreviated Injury Score or Injury Severity Scale). It was verified that the diversity of movements that an unbelted passenger is subject to during a rolling over bus is huge. That can be related to serious injuries, death or absence of injuries. And there is a proportional relation between unbelted occupants and higher rates of fatality. A statistical analysis is performed, using a multinomial logistic regression model, provided by IBM® SPSS® Statistics 20 software. From that factors which are more likely when the driver was driving unbelted were highlighted. That factors are bus drivers, drivers seriously injured or who have died, driver who was driving outside the law, male drivers and drivers aged over 75. A survey was performed to 54 bus passengers; out of them 35% do not wear the seat belt, although 68% classify its use as very important.}
{pt=Reconstituição de Acidentes de Autocarro, Biomecânica de Impacto, Critérios de Lesão, Cinto de segurança, Modelo Regressão Multinominal, en=Bus Accident Reconstruction, Injury Biomechanics, Injury Criteria, Seat Belt, Multinomial Logistic Regression Model}

dezembro 12, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Jorge Manuel Matias da Costa Santos

Instituto Nacional de Medicina Legal, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Professor Associado Convidado

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar