Dissertação

{pt=Planeamento da Operação de Distribuição e dos Transportes - O caso da Jerónimo Martins} {} EVALUATED

{pt=Atualmente assiste-se a um ambiente competitivo no mercado global que pressiona as empresas a desenvolverem estratégias que lhes permitam aumentar os níveis de serviço aos seus clientes reduzindo simultaneamente os seus custos de operação. O papel da logística, nomeadamente o setor dos transportes, assume um papel preponderante no que diz respeito ao aumento do nível de serviço ao cliente e à diminuição dos custos totais. O grupo Jerónimo Martins (JM) desenvolve a sua operação logística a partir de 7 centros de distribuição contando para isso com uma vasta frota de veículos que abastecem as lojas. A JM pretende estudar uma nova forma de distribuir as suas mercadorias. Neste contexto, o problema em estudo nesta dissertação de Mestrado consiste em desenvolver um modelo de otimização com vista à definição do conjunto de rotas ótimas e quantidades a entregar às lojas que permita obter ganhos a nível de distância percorrida e a nível de serviço prestado às lojas. Perante o problema identificado e após a implementação do modelo bem como a análise de vários cenários possíveis, conclui-se que o fator que permite a variação das quantidades a entregar de produtos não perecíveis face àquelas que estavam inicialmente previstas para cada dia assume-se como um fator bastante importante no desenvolvimento de um modelo deste tipo. O modelo é possível de ser implementado para todos os cenários testados com a exceção do cenário da semana excecional onde o mesmo poderá ter alguns problemas devido ao aumento significativo da procura. , en=The highly competitive global market is putting pressure on companies to develop strategies that will provide to their costumers best services while reducing their own operating costs. The role of logistics, especially in the transportation sector, is to increase the levels of customer services and lower the total costs. The Jerónimo Martins group (JM) develops its logistics operation from 7 distribution centers by using a vast fleet of vehicles that supply a vast range of stores. JM intends to develop a new way of distributing their goods. In this context, the problem study underlying this Master's thesis is to develop an optimization model that will define a set of optimal routes and quantities delivered to stores while reducing the travelled distance without compromising the service level provided to stores. In conclusion, the factor that allows the delivery of different quantities of non-perishable products in comparison to those that were initially planned for each day is instrumental in the development of the presented model. Therefore, this model can be implemented for all tested scenarios apart from the exceptional week due to the significant increase in demand. }
{pt=Planeamento, Distribuição, Transportes, Cadeia de Abastecimento, en=Planning, Distribution, Transportation, Supply Chain}

novembro 8, 2013, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar