Dissertação

{pt=Real options as a tool for managing uncertainty in project management The New Lisbon Airport} {} EVALUATED

{pt=A construção de infraestruturas é um pilar do desenvolvimento económico mundial. Governos de todo o mundo têm alocado uma quantidade significativa do orçamento público para a construção e requalificação de infraestruturas. Os elevados custos afundados e incerteza em torno destes projetos, requerem novas e sofisticadas técnicas para avaliar investimentos. Recentemente surgiu a tendência de incoporar flexibilidade nesses projetos, permitindo uma adaptação progressiva às novas condições de mercado, diminuindo o risco que afecta esses investimentos. A flexibilidade será introduzida através de opções reais que permitem lidar com a incerteza futura. O sucesso das companhias aéreas de baixo custo, devido à desregulamentação do mercado e ao Acordo de Schengen é um dos factores que impulsionou a revolução da indústria da aviação que necessita de uma nova abordagem de planeamento estratégico dos aeroportos. O aeroporto da Portela atingirá em breve a capacidade máxima, cujos sucessivos aumentos de capacidade permitir-lhe-ão servir 21 milhões de passageiros por ano a partir de 2018. Para receber o tráfego excedente, responder adequadamente às necessidades das companhias aéreas de baixo custo, mantendo o compromisso em actuar como hub intercontinental, é necessária a construção de um novo aeroporto. O objectivo desta pesquisa é analisar o valor económico de incorporar a flexibilidade no design de um aeroporto, adoptando a abordagem das opções reais, cuja estrutura permite contornar as limitações dos métodos tradicionais de avaliação. O modelo de opções reais foi implementado para estudar a construção do Novo Aeroporto de Lisboa, quatificando-se a flexibilidade atráves da opção de investir de forma faseada. , en=Infrastructure networks are essential to support the world economic development. Governments worldwide, in both developed and developing economies, have dedicated significant amounts of the public budget to infrastructure development and refurbishment. The large sunk costs and the uncertainty surrounding these projects require new and sophisticated investments analysis techniques. Simultaneously there has been a recent trend for incorporating flexibility in these projects, allowing a more progressive adaptation to changing market conditions, thus decreasing the overall risk affecting these investments. In this particular case, flexibility will be introduced through real options which allow the infrastructure (and service) to cope with future uncertainty. The success of the low-cost carriers, due to the market deregulation and the Schengen Agreement is one of several trends that lead to the airline industry revolution which now requires a new approach for airports strategic planning. Lisbon’s Portela airport will soon achieve full capacity despite on-going expansion planned to withstand 21 million passengers per year in 2018. Furthermore, urban development in the surrounding areas has landlocked the airport. To receive the surplus traffic, to adequately fill the needs of low-cost carriers and to maintain the commitment in operating as an intercontinental hub a new airport is required. This research intends to analyse the economic value of incorporating flexibility in airport design under a real options approach, which provides a framework able to bypass traditional valuation methods limitations. The real options model was implemented to study the construction of the New Lisbon Airport, valuing flexibility through a phased investment option. }
{pt=Opções Reais, Flexibilidade, Aeroporto, Infraestrutura, Opção de investir de forma faseada., en=Real Options, Flexibility, Airport, Infrastructure, Phased Investment Option.}

julho 25, 2013, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado