Dissertação

{pt=Branding: contribuições para o estudo do fim de vida das marcas } {} EVALUATED

{pt=O principal objetivo deste trabalho consiste em estabelecer quais as variáveis que mais contribuem para explicar diversas questões relevantes para o fim de vida das marcas. Para este fim, foram exploradas as relações entre as perceções e reações à morte de uma marca, a intensidade da comunicação usada para comunicar a morte da marca, as razões para continuar com a marca substituta, e as variáveis demográficas. Também foi alvo de estudo se o ponto de vista do consumidor estava em linha com o ponto de vista da marca, acerca da morte da marca. Um questionário, baseado na análise qualitativa previamente realizada, foi desenvolvido e administrado a uma amostra de respondentes. Quando os respondentes não tinham uma marca de referência, foi tomada uma breve identificação de variáveis, simulando a morte de uma marca atual da qual eles eram consumidores., en=The main goal of this work consists in establish what are the variables that contribute the most to explain several relevant issues for the death of brands. To this end, it was explored the relationships between the perception and reaction to the end of a brand, the intensity of communication used to communicate the death of the brand, the reasons to continue with the substitute brand, and demographics variables. It was also studied if the consumer’s point of view was in line with the brand’s point of view, regarding the brand’s death. A questionnaire, based on previously made qualitative analysis, was developed and administered to a sample of respondents. When the respondents did not have a reference brand, a short variable identification analysis was taken, simulating the death of a current brand of which they were customers.}
{pt=Branding, Ciclo de Vida do Produto, Ciclo de Vida da Marca, Morte da marca, en=Branding, Product Life Cycle, Brand Life Cycle, Brand’s death}

julho 2, 2013, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar