Dissertação

{pt=Explaining adoption and market success of "green products" A Conjoint Analysis Experiment on German Students preferences on eco-labels} {} EVALUATED

{pt=O objetivo deste estudo é avaliar a importância relativa que os estudantes alemães atribuem a alguns "eco-labels" dos alimentos escolhidos, ou seja, Dolphin Safe, Organic, Fair Trade e Marine Stewardship Council (MSC). Os eco-labels são vistos como instrumento necessário para discriminar o que é um produto verde do que não é. Na verdade, apesar de uma quantidade significativa de atenção da pesquisa passada nos produtos "verdes", esse tema revela ainda alguma falta em conhecimento científico, em particular a atitude dos alunos para os produtos "verdes". O comportamento dos alunos de compra é estudado através de uma pesquisa com base na Web, em uma amostra de 213 entrevistados recrutados na região de Hamburgo. Uma realistica estrutura multi-atributo é adotada através de um experimento de análise conjunta, em que os entrevistados são forçados a escolhas semelhantes às situações de mercado na realidade. Os resultados sugerem que os alunos atribuem uma grande importância aos "eco-labels", mais do que para outros atributos relacionados com a qualidade do produto. Em produtos de café, eles avaliam mais o Fair Trade labels do label "Organic", nos produtos do atum, o label MSC mais do que o Dolphin Safe, mas todos esses labels tem uma importância considerável. A segmentação demográfica revela diferenças sexuais inesperadas e a importancia da "experiência". Estes resultados são consistentes com a literatura existente e introduzem pesquisas futuras através de percepções específicas. O fato de que a Alemanha é pioneira em políticas de produtos verdes e a difusão aumentam a relevância internacional do estudo. , en=This study objective is to assess the relative importance that German students attach to chosen food eco-labels, namely Dolphin Safe, Organic, Fair Trade and Marine Stewardship Council (MSC). Eco-labels are seen as necessary instrument to discriminate what is a green product and what is not. In fact, despite a significant amount of past research attention on “green” products, this topic reveals still some lacks in scientific knowledge, special the students attitude towards “green” products. Students’ buying behavior is studied through a web-based survey in a sample of 213 respondents recruited in Hamburg area. A realistic multi-attribute framework is adopted through a Conjoint Analysis experiment, in which respondents are forced to choices similar to real marketplace situation’ ones. The findings suggest that students attach a high importance to eco-labels, more than to other quality related attributes. In coffee products, they evaluate more the Fair Trade than Organic label, in tuna fish products, the MSC label more than Dolphin Safe one, but all these labels get a considerable importance. The demographic segmentation unveils unexpected sex based differences and the relevance of the “experience” effect. Findings are consistent with existing literature and addresses future research through specific insights. The study offers implications for marketers of “green” goods and for governments and NGOs promoting eco-labels, which are useful especially in long-term perspective. The fact that Germany is pioneer in green products policies and diffusion increases the international relevance of the study. }
{pt=Alemanha, Eco-label, Cafè, Atum, Conjoint Analysis, Estudantes, en=Germany, Eco-label, Coffee, Tuna, Conjoint Analysis, Students}

novembro 29, 2012, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Guilherme Caras Altas Duarte Pinheiro

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar