Dissertação

{pt=Tail Assignment Optimization within the Airline Planning Process - The Case Study of TAP} {} EVALUATED

{pt=As reduzidas margens de lucro e o severo ambiente competitivo da indústria aérea forçam as companhias aéreas a investir em estratégias para melhorarem a sua eficiência operacional e reduzirem os seus elevados custos operacionais. A companhia aérea Portuguesa TAP encontra-se à procura de estratégias para melhorar a sua operação de longo curso. Como o seu atual processo de alocação de matrículas de aviões às linhas de atividades previamente planeadas é realizado tendo como único objetivo satisfazer as restrições operacionais, a otimização deste através do reconhecimento de que diferentes matrículas têm distintos custos operacionais minimizá-los-ia. Assim, a presente Dissertação de Mestrado, considerando as diferenças das matrículas, apresenta um modelo de Programação Inteira (PI) que otimiza o processo de alocação de matrículas, estendendo-o ao desenho de novas sequências semanais ótimas de atividades. Adicionalmente, um modelo alternativo de PI é construído para otimizar a alocação das matrículas às linhas completas de atividades previamente estabelecidas, não modificando as sequências de atividade planeadas originalmente. Tendo por base ambos os modelos e além do cenário ótimo onde novas sequências de atividades ótimas são alocadas às matrículas, outros cenários que pretendem igualmente minimizar os custos operacionais da companhia aérea são estudados. Os diferentes cenários geram poupanças consideráveis e melhoram a eficiência operacional da companhia aérea por aumentarem e diminuírem a utilização das matrículas mais e menos eficientes, respetivamente. Por fim, algumas questões comerciais e de carga útil da operação de longo curso são também brevemente analisadas neste estudo. , en=The low profit margins and the severe competitive environment in the airline industry force airlines to invest on strategies to improve their operational efficiency and reduce their high operating costs. The Portuguese airline TAP is currently seeking strategies to improve its long-haul operation. Since its current tail assignment process, which assigns individual aircraft (tails) to the lines-of-activities previously planned in the aircraft routing process, is only performed with the objective of satisfying operational constraints, the optimization of this process through the recognition that different tails have distinct operating costs would minimize these costs. Therefore, this Master’s dissertation, considering the differences between tails, presents an Integer Programming (IP) model to optimize the airline tail assignment process, extending it for designing new optimal weekly sequences of activities. Furthermore, an alternative IP model is also constructed to optimize the allocation of tails to the complete pre-established lines-of-activities, not changing the originally planned sequences of activities. Based on both models and besides the optimal scenario where new optimal sequences of activities are assigned to tails, other scenarios to minimize as well the operating costs of the airline are studied. The different scenarios generate considerable savings and improve the operational efficiency of the airline by increasing and decreasing the utilization of the most and least efficient tails, respectively. Finally, some commercial and payload issues of the long-haul operation are also briefly analyzed in this study. }
{pt=alocação de matrículas de aviões, otimização, custos operacionais, linhas de atividades., en=tail assignment, optimization, operating costs, lines-of-activities.}

novembro 15, 2012, 17:0

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar