Dissertação

{pt_PT=Elaboração de mapas percetuais para apoiar o posicionamento estratégico de veículos de combustível alternativo} {} EVALUATED

{pt=A constante introdução de novas tecnologias, num mercado cada vez mais competitivo, onde a comunicação com o consumidor desempenha um papel chave, obriga as empresas a estudar a forma como os consumidores percecionam os seus produtos em relação à concorrência. O posicionamento dos produtos torna-se cada vez mais importante para conseguir um lugar diferenciado na mente do consumidor e consequentemente conduzi-lo à preferência de um produto ou serviço em detrimento dos concorrentes. Os mapas percetuais permitem visualizar este posicionamento de uma forma simples e acessível, ideal para ter uma visão global dos diferentes intervenientes no mercado e para a tomada de decisões estratégicas de marketing. Apesar de alguns estudos presentes na literatura se terem dedicado a assuntos relacionados com o comportamento do consumidor face a veículos de combustível alternativo ainda nenhum abordou o posicionamento dos mesmos. Esta investigação visa assim contribuir para a literatura com o estudo do posicionamento de veículos de combustível alternativo no mercado português utilizando a ferramenta de mapas percetuais que se tem mostrado muito útil para auxiliar a tomada de decisões estratégicas. Os dados deste estudo foram obtidos através de um questionário e foi aplicada a metodologia de Análise Fatorial, de forma a estabelecer as principais dimensões percetuais destes veículos com base nos seus atributos. Os resultados conseguidos revelam que as dimensões percetuais mais importantes são a “Segurança” e “Performance”, sendo que os veículos de combustível alternativo que melhor posicionados estão nesta primeira são os veículos elétricos e na segunda os fuel-cell vehicles., en=The constant introduction of new technologies in an even more competitive market in which communication with the consumer plays an increasingly important role forces companies to study how consumers perceive their products in relation to the competition. The positioning of brands and products is becoming increasingly important in order to achieve a differentiated place in the consumer's mind and to make them prefer a product or service over the competition. The perceptual maps allow this positioning to be visualized in a simple and accessible way, ideal for having a global vision of the different market players and for making strategic marketing decisions. Although some studies in the literature have been dedicated to issues related to consumer behavior towards alternative fuel vehicles, none has addressed their positioning yet. This research aims to contribute to the literature by studying the positioning of alternative fuel vehicles in the Portuguese market using the perceptual maps tool, which has proven to be very useful in supporting strategic decision making. The data for this study were obtained through a questionnaire and the factor analysis methodology was applied in order to establish the main perceptual dimensions of alternative fuel vehicles based on their attributes. The results show that the most important perceptual dimensions are "Safety" and "Performance", and that the electric vehicles are the best positioned in the this first dimension and the fuel-cell vehicles in the second one. }
{pt=Mapas percetuais, Posicionamento, Análise Fatorial, Veículos de Combustível Alternativo, en=Perceptual Maps, Positioning, Factor Analysis, Alternative Fuel Vehicles}

novembro 17, 2022, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Ferreira Monteiro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar