Dissertação

{en_GB=Iberian distribution planning of fuels - the impact of biofuel price quotations in decision-making. Galp Case Study} {} EVALUATED

{pt=Barack Obama afirmou que “a mudança climática já não é um problema distante; está a acontecer aqui, está a acontecer agora”. Os biocombustíveis aparecem como fontes de energia renovável, com potencial para substituir combustíveis fósseis e fazer parte da solução. Na Península Ibérica, os biocombustíveis como o biodiesel (FAME) e o bioetanol são integrados com gasóleo ou gasolina. Devido à sua relevância, a cotação dos biocombustíveis é um importante fator no planeamento da rede de distribuição. Esta dissertação tem como objetivo estudar o sistema Ibérico de distribuição de combustível, assumindo a perspetiva de um operador – Galp – e analisar a especificidade da cotação dos biocombustíveis e o seu impacto a nível tático e operacional no planeamento. Consequentemente, diferentes cenários são construídos e testados no modelo de otimização da rede de distribuição da Galp. O modelo atual envolve vários parâmetros, como custos de transporte ou metas energéticas. Devido à complexidade do estudo de todos os parâmetros de entrada e sua relação com as cotações dos biocombustíveis, decidiu-se analisar vários preços de referência internacional - a taxa de câmbio entre dólar e euro e as cotações de éter metil-terc-butílico (MTBE), metanol, gasolina e gasóleo, assim como a cotação do FAME e do etanol. Seguindo a metodologia proposta, os principais resultados indicam que a cotação de FAME tem um maior impacto na rede de distribuição em comparação com a cotação do Etanol. Esse impacto pode ser compreendido a partir de diferentes perspetivas - impacto no planeamento e impacto dos custos de fornecimento., en=Barack Obama stated that “Climate Change is no longer some far-off problem; it is happening here, it is happening now”. Biofuels appear as renewable energy sources, with the potential to replace fossil fuels and might be part of the solution. Concerning the Iberian Peninsula, biofuels like biodiesel (FAME) and bioethanol are blended with either diesel or gasoline. Due to its relevance, the biofuel’s quotation is an important factor to consider when designing and planning the downstream supply network. Therefore, this dissertation has the goal to study the Iberian fuel distribution system, taking the perspective of one Iberian player - Galp - and looking into the specific problem of biofuels quotations and its impact in tactical and operational level of Galp’s planning. For that purpose, different scenarios are built and tested in Galp's downstream optimisation model. The current model involves dozens of parameters such as transportation costs or energetic targets. Due to the obvious complexity of studying all the input parameters and their relationship with the biofuels quotations, it was decided to study several international reference prices - the exchange rate between dollar and euro and methyl tert-butyl ether (MTBE), methanol, gasoline and diesel quotations alongside with FAME and ethanol reference prices. Following the proposed methodology, the key results indicate that FAME's quotation has a larger impact in the downstream network compared to the Ethanol's quotations. This impact can be understood from different perspectives - either an impact in the supply assignment or an impact in the downstream supply costs.}
{pt=Planeamento de Distribuição, Biodiesel, Bioetanol, Distribuição de Produtos Petrolíferos, Cotações de Preços de Combustíveis., en=Downstream Planning, Biodiesel, Bioethanol, Oil distribution, Fuel Prices' Quotations.}

Janeiro 26, 2021, 15:30

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado