Dissertação

{en_GB=Kansei Engineering methodology to support the development of a water bottle packaging} {} EVALUATED

{pt=Os rápidos avanços tecnológicos, o crescente número de produtos substitutos, e a modificação das necessidades do consumidor, exigem uma revolução no processo de desenvolvimento de produtos. O sucesso de qualquer produto está cada vez mais ligado às emoções que este desperta nos consumidores, por oposição à sua funcionalidade. Kansei Engineering, introduzida por Mitsuo Nagamachi, em 1970, destaca-se pela sua capacidade em desvendar e quantificar as relações entre as propriedades físicas de um produto e respetivas sensações/emoções, despertadas no consumidor. Casos de sucesso são notáveis em inúmeras indústrias. Em Portugal, nomeadamente no setor das bebidas, é reduzida a utilização desta metodologia, constituindo um forte incentivo à realização do presente estudo. A metodologia é aplicada para desenvolver o design da garrafa ‘Água das Pedras’, do Grupo Super Bock, atual líder de mercado no setor, em Portugal. Selecionam-se os principais ‘Kansei’ despoletados na mente do consumidor, perante diferentes designs de garrafas, e as suas propriedades físicas com elevado impacto emocional. Uma análise do posicionamento dos principais grupos de produtos rivais, permite sustentar as recomendações obtidas no modelo ‘Kansei’ final. Procede-se à aplicação de diferentes técnicas estatísticas, nomeadamente QT1, Regressão Logística, e Regressão Múltipla, e à subsequente comparação e discussão de resultados. Verifica-se a concordância entre os resultados obtidos, possibilitando a delimitação do modelo ‘Kansei’ final, com sucesso. Destacam-se as principais conclusões e limitações encontradas durante a aplicação da metodologia e sumarizam-se as recomendações futuras, quer para o desenvolvimento do novo design da ‘Água das Pedras’, quer para novos estudos em Kansei Engineering., en=The accelerating technology advances, the increasingly competitive marketspace, and the intense modifications in consumer needs are transforming the way companies develop their products and seek to differentiate. The success of a product is arguably more dependent on the emotional side of design than on its taken for granted functionalities. Kansei Engineering, introduced by Mitsuo Nagamachi in the early 1970’s, stands out in this field given its ability to unveil and quantify the hidden relationships between product properties and the consumer feelings and emotions; the consumer ‘Kansei’. Successful case studies are spread across several industries, but the lack of applications in the beverage sector and in Portuguese organizations, justifies the relevance of this study. The Kansei Engineering methodology is applied to develop a new Água das Pedras bottle packaging design, in the Super Bock Group, a leading company in the Portuguese brew industry. The main Kansei evoked by bottle designs on the consumer minds are selected, as are the key product properties with a high emotional impact. An analysis of the main groups of competing products and of its competitive positioning support the final design recommendations. Several statistical tools, namely QT1, Logistic Regression, and Multiple Regression Analysis, are applied to the Kansei data and results are duly discussed and compared. The consistency among the obtained results allows to successfully establish the final Kansei model. The main conclusions and limitations faced during the methodology application are outlined and recommendations are provided, to both future Água das Pedras developments and Kansei Engineering studies.}
{pt=Kansei Engineering, Desenvolvimento de produto, Análise Estatística Multivariada, Orientado ao Consumidor, Design Emocional., en=Kansei Engineering, Product Development, Multivariate Statistical Analysis, Consumer- oriented, Emotional design.}

Outubro 17, 2918, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Ferreira Monteiro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar