Dissertação

{pt_PT=Análise e melhoria de segmentos da cadeia logística da Inapa Portugal} {} EVALUATED

{pt=O posicionamento de organizações a nível internacional tem como principal consequência a alteração de paradigma na abordagem, conceptualização e gestão das suas cadeias de abastecimento. Sendo o principal objetivo do planeamento e gestão de cadeias de abastecimento a garantia de capacidade de resposta às necessidades dos seus clientes, de forma eficaz e eficientemente, os desafios decorrentes deste panorama incidem especialmente nas áreas de logística e distribuição de uma organização. A componente logística de uma organização e a sua gestão consideram-se essenciais para uma eficaz aplicação dos recursos disponíveis. Sendo a logística a área de negócio responsável pelo planeamento, implementação e controlo de fluxos de materiais, armazenamento e gestão de informação, esta será, no contexto de uma organização, a área que primeiramente se deverá encarregar da procura de soluções de melhoria e eventual otimização dos processos e operações, de forma iterativa e continuada. No entanto, o desenvolvimento e adoção de soluções que envolvam a redução de custos encontra-se naturalmente limitada pelo nível de serviço exigido à atividade desenvolvida pelas organizações, e satisfação do serviço solicitado pelo cliente. É neste contexto que se enquadra o estudo da cadeia logística da Inapa, uma das referências europeias na distribuição de produtos de papel. A empresa procura identificar possibilidades de melhoria do desempenho dos seus processos e operações, de forma a garantir um aumento da sua competitividade. [...], en=The global positioning of organizations and their business necessarily leads to a shift in their approach to the conceptualization and management of supply chains. As the main objective of the planning and management of supply chains is guaranteeing the fulfilment of the final customer necessities, in an effective and efficient manner, the challenges associated to this landscape are specially demanding for the organizations’ areas of logistics and distribution management. The control of the logistics dimension of organizations and its management are considered essential in the correct investment of available resources. Being this areas responsible for the planning, implementation, and control of the flow of materials, warehousing, and information management, these will be accountable for the continuous search for solutions that enable the improvement and optimization of processes and operations. The development of solutions leading to operational improvements is naturally bounded by the necessity to fulfil the service level required by customers, and ultimately their satisfaction regarding the services provided. The study of Inapa, a major player in the European paper distribution market, is motivated by the company’s objective of improving its supply chain operations, management model and current practices. The company’s policy is to continuously search for improvement possibilities, in order to improve its operational performance and market competitiveness. [...] }
{pt=planeamento e controlo de operações, gestão de cadeias de abastecimento, definição de rotas em armazém, classificação e segmentação de materiais, en=warehouse management, operations planning and control, supply chain management, routing algorithms, product classification, performance evaluation}

Junho 27, 2017, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Carlos Da Cruz Lourenço

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar