Dissertação

{pt_PT=Desenvolvimento de indicadores operacionais para as funções logísticas numa "Dark Store" - O Caso do Continente Online} {} EVALUATED

{pt=O crescimento do E-commerce em todo mundo tem sido um fator disruptivo na forma como as empresas olham para o mercado. O caso do panorama nacional não tem sido uma exceção a essa tendência. Cada vez mais, o retalho alimentar tem procurado diferenciar-se para captar novos clientes e manter os já existentes. A SONAE MC, enquanto líder do retalho alimentar nacional, procurou elevar o nível E-commerce praticado em Portugal, e em dezembro de 2015 abriu a primeira Dark Store no país. Esta infraestrutura é totalmente dedicada à satisfação de encomendas pedidas pelo cliente online da grande Lisboa. Neste seguimento, a abertura deste Centro de Distribuição de Lisboa conduziu a uma maior complexidade a nível logístico para a organização. O CD Lisboa está organizado em três processos logísticos: reposição, picking e expedição. Atualmente, apenas o picking detém indicadores operacionais capazes de acionar melhorias ao processo. O objetivo primeiro desta dissertação visa a construção de indicadores operacionais (base) para o processo da reposição e da expedição de forma a que estes possam servir de ferramenta no apoio à gestão operacional do CD Lisboa, acionando posteriores melhorias aos processos. O presente estudo define quais as variáveis que mais impactam na produtividade da atividade da reposição – “Tipo de produtos” - e na atividade da expedição – “Número de Caixas”. Também o incremento da produtividade com o aumento de colaboradores é outra conclusão a retirar. Por último, a elaboração deste estudo permitirá à empresa uma melhor alocação de recursos face ao plano operacional desenvolvido. , en=The growth of E-commerce worldwide has been a disruptive factor in the way companies look at the market. The case of the national panorama has not been an exception to this tendency. Increasingly, food retailing has sought to differentiate itself to attract new customers and maintain existing ones. SONAE MC, as leader of the national food retail, tried to raise the E-commerce level practiced in Portugal, and in December of 2015 opened the first Dark Store in the country. This infrastructure is fully dedicated to the satisfaction of orders ordered by the online customer of Greater Lisbon. In the follow-up, the opening of this Lisbon Distribution Center has led to a greater logistical complexity for the organization. CD Lisboa is organized into three logistics processes: replacement, picking and shipping. Currently, only the picking holds operating indicators capable of triggering process improvements. The first objective of this dissertation is the construction of operational indicators (base) for the replenishment and dispatch process so that they can serve as a tool to support the operational management of CD Lisboa, triggering further improvements to the processes. The present study defines which variables have the greatest impact on the productivity of the replacement activity - "Type of products" - and on the activity of the expedition - "Number of Boxes". Also the increase of productivity with the increase of employees is another conclusion to be removed. Finally, the preparation of this study will allow the company to better allocate resources to the operational plan developed. }
{pt=E-commerce, Omnichannel, Multichannel; KPI’s; armazéns; SONAE, Eficiência operacional, Regressão Linear Múltipla, en=E-commerce, E-grocery, Omnichannel, Multichannel; KPI’s; warehouses; SONAE, Operational Efficiency, Linear Multiple Regression}

Dezembro 7, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar