Dissertação

{pt_PT=Aplicação dos Conceitos Lean a um Caso de Estudo. Kaizen Institute.} {} EVALUATED

{pt=O relatório fecho contabilístico é uma importante fonte de informação para a gestão dos processos corporativos de qualquer empresa. Na mesma ótica, a necessidade de reduzir o tempo atual de entrega do relatório de fecho contabilístico, com um elevado padrão de qualidade, foi indicada pelos administradores, do Grupo Y, como um objetivo a atingir. Uma vez que, vai permitir agilizar a tomada decisão estratégica para o grupo, preparando-o para os desafios impostos, pelo mercado competitivo em que estão inseridos. Inicialmente caraterizou-se todo o processo que dá origem ao relatório de fecho contabilístico através dos mapeamentos dos subprocessos que lhe estão subjacentes. Destes foram identificados um conjunto de problemas, que permitiram traçar um plano de implementação com base em ferramentas Lean Service. A implementação implicou cinco fases, a destacar a criação de um sistema de monitorização do processo de fecho contabilístico, que permitiu às equipas reagir de forma mais célere a qualquer desvio do processo. Cada fase recorreu à utilização de ferramentas Lean como: Gestão visual; 5S; PDCA; Heijunka. Durante o período em análise, a média de dias necessários para a entrega do relatório de fecho de contabilístico, reduziu do 14º para o 13º dia útil, relativamente ao período homólogo do ano anterior. O coeficiente de variação passou de 9% para 5%, o que implica um crescimento significativo na estabilidade do processo. Finalmente, foi, também, criado com sucesso uma dinâmica de melhoria contínua, dentro das equipas operacionais, que assenta numa mudança de cultura da empresa. , en=The financial statement is an important source of information for corporative process management in any company. In the same scope the need to reduce the actual delivery time of the financial statement, with a high standard of quality, was expressed by the management of Holding Y as an objective to be achieved, since it would facilitate the strategy decision making of the management team, preparing them for the various challenges imposed by the competitive market in which they are part of. Initially, the whole process that originates the financial statement was characterized through mapping of sub processes linked to the financial statement. From these mappings, a set of problems were identified, from which it permitted to establish an implementation plan based on Lean Service tools. The implementation was done in 5 phases, pointing out the creation of a monitoring system of the financial statements, that lets the operational teams react more quickly to any process deviation. Each phase used Lean tools, such as Visual management; 5S; PDCA; Heijunka. During the case study period the average delivery date of the financial statement for month n was reduced from 14th to 13th of month n+1, regarding the same period of the previous year. The coefficient of variation decreased from 9% to 5%, which attests to the increase of process stability. Finally, a continuous improvement dynamic was created inside the operational teams, setting a change in the company’s culture.}
{pt=Lean, relatório de fecho contabilístico, gestão visual, PDCA., en=Lean, financial statement, visual management, PDCA.}

novembro 23, 2017, 11:30

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rute Xavier de Matos Pinto Varela

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar