Dissertação

{en_GB=Healthcare and the Creation of Public Value. A Critical Analysis of the Portuguese National Health Service} {} EVALUATED

{pt=O setor da saúde Português é uma área muito proeminente na nossa sociedade. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz parte deste setor, contribuindo para a proteção da população portuguesa. À medida que Portugal recupera lentamente da crise económica e financeira de 2010, há uma pressão crescente sobre as administrações públicas para fazerem mais com menos. Consequentemente, as reformas estruturais do SNS e a implementação de novas políticas de saúde focaram-se em melhorar a eficiência e reduzir custos. No entanto, as abordagens de avaliação de custos constituem uma barreira à criação de valor. O valor, sendo descrito como o valor que uma organização proporciona à sociedade, juntamente com os custos, deve definir a estrutura de melhoria de desempenho no sistema de saúde. Portanto, avaliar o desempenho do setor de saúde é fundamental para identificar as fontes de ineficiência e as melhores práticas, para que os decisores possam agir eficientemente para aprimorar o desempenho do SNS. Logo, esta dissertação aplica uma abordagem de analise de decisão multicritério baseada em valor (MCDA) para estudar os efeitos das interações entre critérios, através da aplicação do integral de Choquet. Esta metodologia compreende duas etapas significativas: a construção de escalas de intervalo e a determinação de capacidades. O Método das Cartas permite a determinação dessas capacidades. Além disso, o objetivo desta dissertação é construir e implementar um modelo de avaliação usando um método existente. Posteriormente, aplicá-lo no setor da saúde Português para avaliar, certificar e promover a criação de valor para a sociedade., en=The Portuguese healthcare sector is a very prominent field in our society, both socially and economically. The National Health Service (NHS) is part of this sector, contributing to the Portuguese populations’ protection regarding healthcare services. As Portugal slowly recovers from the 2010 economic and financial crises, there is increasing pressure on public administrations to do more with less. Consequently, the NHS's structural reforms and implementing new health policies focused on improving efficiency and reducing costs. However, besides cost evaluation approaches being a barrier to creating public value, cost control without analysing health outcomes is counterproductive and compromises long-term sustainability. Public value, being described as the value that an organisation provides to society, along with costs, must define the structure of performance improvement in the health system. Therefore, evaluating the healthcare sector's performance is critical to identifying both the sources of inefficiency and the best practices so that decision-makers can act efficiently to enhance the overall performance of the NHS. Thereby, this dissertation applies a value-based multi-criteria decision analysis (MCDA) approach to analyse the effects of interactions between criteria, through the application of the Choquet integral. This methodology comprises two significant steps: the construction of interval scales and determining capacities. The Deck of Cards method provides the determination of such capacities. Moreover, the goal of this dissertation is to build and implement an evaluation model using an existing method, the DCM-Choquet. Afterwards, apply it in the Portuguese healthcare sector to evaluate, certify and foster the creation of public value.}
{pt=Desempenho, Valor Social, Serviço Nacional de Saúde, Abordagem Multicritério, Integral de Choquet, Método das Cartas, en=Performance, Public Value, National Health Service, Multi-Criteria Approach, Choquet Integral, Deck of Cards Method}

março 12, 2021, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Diogo Filipe da Cunha Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Rui De Matos Figueira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático