Dissertação

{pt_PT=What Drives Electric Vehicle Purchase? Measuring Consumer Preferences in Portugal} {} EVALUATED

{pt=Os veículos elétricos reduzem as emissões de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global. No entanto, para obter estes benifícios é preciso que os consumidores adoptem mais veículos deste tipo, fazendo o mercado crescer. Para ajudar esta transição para um setor automóvel mais elétrico criámos um questionário onde os consumidores declararam as suas preferências quanto aos atributos vários tipos de veículos participando numa simulação de compra, tentando obter dados sobre decisões de compra reais, tendo o objetivo de fornecer informação a fabricantes para melhorarem o seu produto, e a governos para desenvolverem melhores políticas. Neste estudo foi encontrada uma alta importância dada pelos consumidores ao preço e ao custo de operação do veículo, com o último a revelar-se mais importante que o primeiro, o que é uma vantagem para os veículos elétricos, visto que estes, geralmente, têm custos de operação mais baixos que os veículos convencionais. 93% dos respondentes dão alta importância a custos de manutenção. Vários grupos demonstraram uma preferência por veículos elétricos, como por exemplo indivíduos do sexo masculino entre os 30 e os 49 anos de idade com experiência com veículos elétricos, entre outros. No geral, é identificada uma disposição significativa para adquirir um veículo elétrico, e existem bastantes respondentes que têm experiência com EVs. No entanto, os custos com o veículo permanecem mais relevantes que estes atributos. A educação, promoção de experiências com veículos elétricos e maior oferta de business models são aconselhados a governos e a vendedores para um mais rápido desenvolvimento do mercado., en=Electric vehicles (EVs) reduce greenhouse gas emissions, climate change and fossil-fuel dependency, while also bringing other social and economic positive changes. Yet, achieving these benefits depends on greater market uptake. To help the transition to an electrified transport sector I created a stated preference survey with a choice-task experiment. The objective was to identify consumer preferences towards attributes of electric vehicles, aiming to provide material for manufacturers to improve their product, and governments to develop better policies. A total of 138 responses were obtained. Price and operation cost are found to be major influencers in purchase decisions, with the latter being more important than the first, which is an advantage for EVs. 93% of consumers value maintenance costs highly. Different groups were found to prefer EVs more than others, such as those with 30-49 years of age, Males, those with Doctorate degrees, people who have experience with EVs, people with high incomes, large distance commuters, people who only have one car in their household, non-single people and those who do not live alone. Overall there is a significant willingness to pay for EVs, environmental awareness is present among consumers, knowledge about infrastructure is present, and some have already had experience with EVs, yet costs with the vehicle remain the most significant attribute valued by Portuguese consumers. Education, EV experience promotion and better business models are advised for governments and manufacturers for faster market development.}
{pt=Veículos Elétricos, Barreiras à Adoção, Preferências dos Consumidores, Preço, Custo de Operação., en=Electric vehicles, Adoption Barriers, Consumer preferences, Stated Preference, Price, Operation Cost.}

Novembro 19, 2018, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Joana Serra da Luz Mendonça

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Assistente

ORIENTADOR

Miguel Simões Torres Preto

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado