Dissertação

{pt_PT=Otimização de Circuitos num Sistema de Resíduos Sólidos Urbanos. Integração da Recolha de Resíduos Orgânicos no Sistema de Lisboa} {} APPROVED

{pt=Atualmente, pelo menos 33% dos resíduos urbanos gerados mundialmente ainda são depositados em aterros ou queimados, levando à libertação de metano resultante da decomposição de resíduos orgânicos, que contribui para o aquecimento global (Kaza et al., 2018). Neste sentido, a União Europeia lançou uma campanha que responsabiliza Lisboa pela recolha de 4000 toneladas de resíduos orgânicos no sector doméstico. A presente dissertação tem como objetivo integrar e otimizar a recolha de resíduos orgânicos no sector doméstico ao Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) da cidade de Lisboa. É-nos dado um conjunto de pontos de recolha numa zona de estudo onde instalar o novo fluxo de resíduos, ao qual as operações de recolha atuais devem ser atribuídas e as rotas dos veículos devem ser desenhadas. Serão estudadas diversas modificações na zona de estudo para acomodar o novo fluxo, tendo em consideração duas preocupações principais: uma de caráter organizacional relacionada com a simplicidade com a qual a solução deve ser implementada, outra de caráter económico ligada aos custos adicionais das modificações. A metodologia desenvolvida lida com vários aspetos do problema e inclui a análise de três cenários de integração e um modelo que combina diversos procedimentos heurísticos do VRP para configurar rotas. Devido aos vários aspetos a ter em conta em cada cenário, o modelo desenvolvido deve ser flexível o suficiente para lidar com todos eles e otimizar a distância e o tempo. Por fim, os três cenários foram comparados e foi obtida uma solução admissível para cada um deles. , en=Currently, at least 33% of Municipal Solid Waste (MSW) generated worldwide is still burned or dumped in landfills, leading to the release of methane resulting from the decomposition of organic waste, which contributes to global warming (Kaza et al., 2018). In order to improve the situation and build sustainable cities the European Union has launched a campaign that accounted Lisbon for the collection of 4000 tonnes of organic waste in the domestic sector. This dissertation aims to incorporate and optimize domestic organic waste collection into the Municipal Solid Waste Management System (MSWMS) of Lisbon. A set of collection points in a study zone to introduce the new waste flow is given, to which current collection operations have to be assigned and vehicles routes have to be designed. To do so, several modifications in the MSWMS have to be applied, so that the problem takes into account two main concerns: one of organizational character related with the simplicity with which the solution is to be implemented, other of economic character linked to the resulting additional costs. The developed methodology deals with several aspects of the problem and includes three integration scenarios and a model combining VRP heuristic procedures to route the vehicles. Due to multiple aspects in each scenario, the model developed must be flexible enough to cope with all of them while optimising distance and time. In the end, a comparison between scenarios was performed and feasible solutions were obtained for each one of them. }
{pt=Gestão de Resíduos, Recolha de Resíduos, Resíduos Orgânicos, Planeamento de Rotas de Veículos, en=Waste Management, Waste Collection, Organic Waste, Vehicle Routing Problem}

Orientação

ORIENTADOR

Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado