Dissertação

{en_GB=Bulky Items delivery process optimization using simulation and GIS The Case Study of Worten} {} EVALUATED

{pt=Impulsionados pelos avanços tecnológicos, consumidores exigem acesso instantâneo a informação, produtos e serviços. De modo a corresponder às exigências, as empresas de retalho são obrigadas a continuamente aperfeiçoar as suas operações e estruturas. Caso contrário, podem-se tornar vulneráveis a concorrentes mais ágeis e preparados para satisfazer as expectativas do consumidor. Neste contexto, Worten, uma empresa de retalho portuguesa, reconheceu a importância de adaptar a sua cadeia de abastecimento para acompanhar estas expectativas, especialmente nos serviços de transporte capilar. Neste sentido, seguindo a estratégia de melhoria do processo de entrega de bulky items, a empresa propôs que se estudasse o impacto de diferentes configurações deste sistema na eficiência e sucesso deste processo de distribuição. Primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura sobre conceitos de retalho e as suas operações, definição de valor e sucesso para consumidores e organizações, juntamente com módulos de roteamento e modelos de simulação. Posteriormente, com base na literatura, foi formulada uma metodologia que desencadeia num modelo de simulação estocástico, desenvolvido em AnyLogic, que pretende replicar o processo de distribuição de bulky items. Este modelo utiliza o projeto-piloto para televisões em curso, uma colaboração com um transportador especializado, como cenário base. Utilizando esta metodologia, estratégias e cenários de distribuição foram avaliados segundo o seu desempenho em cinco métricas críticas. O estudo recomenda alocar 3 e 2 carros nos centros durante as temporadas de pico e fora de pico, visando uma redução de 20% no tempo de visita ao cliente. O estudo conclui com recomendações para trabalhos futuros. , en=Driven by technological advancements, consumers demand instant access to information, products, and services. In response, retail firms are compelled to refine their operations and structures to meet these demands continually. Failure to do so could render them vulnerable to more agile competitors better equipped to fulfill consumer expectations. In this context, Worten, a Portuguese retail company, recognized the significance of adapting its supply chain to meet evolving customer expectations, especially in last-mile services. In this sense, following the strategic emphasis on improving the delivery process for bulky items, the company's proposed challenge was to study the impact of this system’s different configurations on the overall success and efficiency of bulky items’ last-mile distribution process. First, a comprehensive literature review covered concepts of retailing and its operations, the definition of value and success for consumers and organizations, and routing modules and simulation models. Subsequently, drawing from the insights gathered from the literature, a methodology was formulated. This methodology’s final module is a stochastic simulation model developed in the software AnyLogic, which intends to replicate the distribution process for bulky items, specifically for televisions. This model uses the ongoing pilot project, a collaboration with a specialized carrier, as its baseline scenario. Using this methodology, strategies and scenarios of distribution configurations were evaluated, with the performance being assessed using five supplementary metrics. Findings recommended allocating 2 to 3 vans in hubs during off-peak and peak seasons, aiming for a 20% decrease in customer visit times. The study concludes with future work recommendations.}
{pt=Logística, Operações de Retalho, Processos de Entrega, Bulky Items, Transporte Capilar, Modelo de Simulação, en=Logistics, Retail Operations, Delivery Processes, Bulky Items, Last Mile, Simulation Model}

novembro 7, 2023, 9:30

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado

ORIENTADOR

Pedro Costa

WORTEN - EQUIPAMENTOS PARA O LAR, S.A

Engenheiro