Disciplina
Estratégia e Desenvolvimento Organizacional
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações
Activa nos planos curriculares
DEAEGest2006 > DEAEGest2006 > 3º Ciclo > Opcional I > Estratégia e Desenvolvimento Organizacional
Nível
Exame Final e Projecto
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
126.0 h/semestre
Objectivos
O programa da cadeira faz a introdução aos principais conceitos teóricos da área científica de estratégia e organizações assim como às duas principais metodologias de análise que se utilizam: quantitativas e qualitativas.
Programa
1 - Estado da arte: principais conceitos de estratégia; como obter vantagens competitivas em mercados domésticos, internacionais e globais; 2 - Desenho, implementação e reporte de trabalhos de investigação: o processo de investigação, investigação quantitativa vs qualitativa, dados secundários vs primários; survey research, desenho e utilização de questionários, medição de conceitos e tipos de escalas, amostragem, obtenção, tratamento dos dados, e reporte da investigação; 3 - Análise qualitativa: desenho e métodos em investigação no estudo de casos; 4 ? Análise quantitativa: Técnicas de estatística multivariada: análise de componentes principais e análise factorial (SPSS); 5 - Estratégia e Desenvolvimento Organizacional num contexto global: Os temas a desenvolver serão três: Estratégia no Ambiente Global - Analisar-se-ão as motivações para a expansão internacional, os principais dilemas estratégicos, as diferenças: culturais, administrativa, económica e a aplicação de estratégias para gerir as diferenças: adaptação, agregação, e arbitrage. Gestão de Empresas em Rede - As estratégias competitivas das empresas em rede têm desafios estratégicos característicos. Quando os efeitos de rede são intensos, as industrias raramente suportam mais do que algumas plataformas. Há grandes lucros em estratégias Winner-take-all, mas os erros são comuns quando as empresas tentam criar outras redes. As dinâmicas Winner-take-all têm implicações profundas para as decisões estratégicas e de financiamento e organização, e Competindo com Modelos de Negócio ? O Dilema da Vantagem Competitiva onde se irão estudar as seguintes questões: O que é um bom modelo de negócio? Como se processa a interacção entre os modelos de negócio dos vários participantes?
Metodologia de avaliação
Exame Final e Projecto
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Hair, Black, Babin, Anderson and Tatham
6th ed., Pearson/ Prentice Hall
Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases
Thompson & Strickland & John Gamble
Case Study Research: Design and Methods (Applied Social Research Methods)
4th ed. Newbury Park, Sage Publications
Secundária
Cooper, D. R. and Schindler P.S.
Research methods for business: A skill-building approach
Gestão Estratégica ? Conceitos Modelos e Instrumentos
Qualitative Research and Case Study Applications in Education
Case Study Research ? Principles and Practices
7th ed., South-Western/Thomson Learning
Tabachnick, B. and Fidell, L.,