Disciplina
Economia
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças
Activa nos planos curriculares
GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Percurso Livre > Opções 2 > Economia
MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Economia
MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Economia
MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Economia
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Economia
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Economia
Nível
trabalho de aplicação sobre um dos tópicos da matéria (25%) + mini teste (25%) + exame (50%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
105.0 h/semestre
Objectivos
A unidade curricular visa introduzir os alunos aos conceitos básicos da Microeconomia e da Macroeconomia de forma a proporcionar um melhor entendimento do enquadramento económico em que se desenvolverá a sua actividade profissional, permitindo-lhes compreender melhor as decisões das empresas e as políticas do Estado. Espera-se que no final do curso os alunos sejam capazes de compreender os processos de decisão económica das empresas e das famílias, a sua interacção nos mercados, e o papel desempenhado pelo Estado. Espera-se também que no final do cursos os alunos sejam capazes de compreender o ambiente macroeconómico nacional e internacional, e as formas utilizadas pelos Estados para influenciar a sua evolução.
Programa
1. Microeconomia Oferta e procura. Comportamento do consumidor. Produção e custos. Concorrência, poder de mercado, jogos. 2. Macroeconomia Fundamentos da Macroeconomia. A performance económica no agregado. Produção, inflação e desemprego. Política orçamental e politica monetária. Crescimento económico. Ciclos económicos. Integração económica. Balança externa, câmbios e competitividade. Crises financeiras e sistema financeiro. A realidade portuguesa.
Metodologia de avaliação
trabalho de aplicação sobre um dos tópicos da matéria (25%) + mini teste (25%) + exame (50%)
Pré-requisitos
-
Componente Laboratorial
-
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
-
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de: competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências interpessoais e intrapessoais (de comunicação e de trabalho em equipa, entusiasmo e auto-motivação); Cidadania Global (abertura, compreensão de interconexões globais); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informação, bem como analisá-la de forma crítica e extrair o conteúdo relevante). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 6%.
Bibliografia
Principal
Mankiw, N. Gregory and Mark P. Taylor
Cengage Learning, 2017, 4th ed.
Secundária
Samuelson, Paul and William Nordhaus