Disciplina
Medição de Valor em Saúde
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Decisão e Informação
Activa nos planos curriculares
LEBiom 2021 > LEBiom 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Medição de Valor em Saúde
Nível
• Projeto de grupo e apresentação/discussão (30%); • Exercícios, relatórios individuais e participação contínua (10%+10%+10%); • Exame (40%).
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
0.75 h/semana
59.5 h/semestre
Objectivos
Em linha com o objetivo da engenharia biomédica de melhorar a prática clínica e a prestação de cuidados de saúde, esta unidade curricular introduz os alunos a conceitos base e instrumentos relacionados com a medição de valor em saúde. No final da unidade curricular, os alunos estarão aptos... … a discutir o significado de saúde e a entender que instrumentos existem para a sua medição. …a entender o que é e qual o papel da medicina baseada na evidência. … a entender como desenvolver e usar métricas de resultados em saúde centrados no doente. … a calcular anos de vida ajustados pela qualidade, de forma a obter valores para avaliar a saúde de indivíduos ou de uma população. … a discutir abordagens emergentes para valorar a saúde e as preferências dos doentes. … a discutir o papel da evidência e dos dados na tomada de decisão. … a discutir os desafios relacionados com a medição de valor em saúde e as oportunidades para desenvolver novos instrumentos.
Programa
1. O que é Saúde e Valor em Saúde, e Porque medir o Valor em Saúde? a. Saúde como objetivo central na engenharia biomédica b. Conceitos e definições em saúde c. Do conceito de saúde a instrumentos básicos de medição d. Desafios no desenvolvimento e validação de instrumentos de medição em saúde 2. O papel de Medicina Baseada na Evidência a. Conceitos b. Tipos de estudos c. Qualidade e uso da evidência 3. Medição de Resultados em Saúde centrados no Doente a. Conceitos b. Instrumentos e técnicas de medição c. Instrumentos genéricos e específicos por doença d. Técnicas de eliciação de preferências dos doentes 4. Medição de Qualidade de Vida com base em Anos de Vida Ajustados pela Qualidade e métricas relacionadas a. Conceitos b. Instrumentos e técnicas de medição 5. Medição com base em abordagens de valor e para identificar necessidades em saúde a. Conceitos b. Instrumentos e técnicas de medição 6. Geração de informação para a tomada de decisão clínica e sobre gastos em saúde
Metodologia de avaliação
• Projeto de grupo e apresentação/discussão (30%); • Exercícios, relatórios individuais e participação contínua (10%+10%+10%); • Exame (40%).
Pré-requisitos
-
Componente Laboratorial
Esta UC tem aulas práticas de discussão, de resolução de exercícios, e de análise de ferramentas. A UC não terá laboratórios, mas os alunos desenvolverão trabalhos que envolvem o uso de instrumentos de vários tipos de medição de valor em saúde.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
-
Componente de Competências Transversais
A UC permite desenvolver Competências Transversais em vários dos grupos definidos no Relatório da Comissão para as Competências Transversais principalmente no contexto dos trabalhos desenvolvidos nesta UC e que valem 60% da nota final. Destacam-se as componentes de "Pensamento Crítico e Inovador” (de pensamento estratégico sobre o que é e como se mede saúde, e a sua importância para os sistemas de saúde, e de abordagens à resolução de problemas de medição em saúde e de criação de instrumentos para medição), de “Competências Interpessoais” (com trabalho de grupo e apresentações orais de projeto), de “Cidadania” (pelo compreensão sobre o que significa saúde como valor social), e sobre “Literacia da informação no sector da saúde”, com perspetiva crítica e com o desenvolvimento de projetos que requerem pesquisas bibliográficas.
Bibliografia
Principal
Research Methods in Health: Investigating Health and Health Services
Third Edition, Open University Press, Berkshire.
Measuring and Valuing Health Benefits for Economic Evaluation
Brazier, J., Ratcliffe, J., Salomon, J.A., Tsuchiya, A.
Second Edition, Oxford University Press, Oxford
Dias, L.C., Morton, A., Quigley, J.
Quality of Life: The Assessment, Analysis and Reporting of Patient-reported Outcomes
Third Edition, Wiley-Blackwell, Chichester
Users' Guides to the Medical Literature: A Manual for Evidence-Based Clinical Practice
Guyatt, G., Rennie, D., Meade, M.O., Cook, D.J.
3rd Edition, McGraw-Hill Education