Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Decisão e Informação

Activa nos planos curriculares

LEBiom 2021 > LEBiom 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Medição de Valor em Saúde

Nível

• Projeto de grupo e apresentação/discussão (30%); • Exercícios, relatórios individuais e participação contínua (10%+10%+10%); • Exame (40%).

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

0.75 h/semana

59.5 h/semestre

Objectivos

Em linha com o objetivo da engenharia biomédica de melhorar a prática clínica e a prestação de cuidados de saúde, esta unidade curricular introduz os alunos a conceitos base e instrumentos relacionados com a medição de valor em saúde. No final da unidade curricular, os alunos estarão aptos... … a discutir o significado de saúde e a entender que instrumentos existem para a sua medição. …a entender o que é e qual o papel da medicina baseada na evidência. … a entender como desenvolver e usar métricas de resultados em saúde centrados no doente. … a calcular anos de vida ajustados pela qualidade, de forma a obter valores para avaliar a saúde de indivíduos ou de uma população. … a discutir abordagens emergentes para valorar a saúde e as preferências dos doentes. … a discutir o papel da evidência e dos dados na tomada de decisão. … a discutir os desafios relacionados com a medição de valor em saúde e as oportunidades para desenvolver novos instrumentos.

Programa

1. O que é Saúde e Valor em Saúde, e Porque medir o Valor em Saúde? a. Saúde como objetivo central na engenharia biomédica b. Conceitos e definições em saúde c. Do conceito de saúde a instrumentos básicos de medição d. Desafios no desenvolvimento e validação de instrumentos de medição em saúde 2. O papel de Medicina Baseada na Evidência a. Conceitos b. Tipos de estudos c. Qualidade e uso da evidência 3. Medição de Resultados em Saúde centrados no Doente a. Conceitos b. Instrumentos e técnicas de medição c. Instrumentos genéricos e específicos por doença d. Técnicas de eliciação de preferências dos doentes 4. Medição de Qualidade de Vida com base em Anos de Vida Ajustados pela Qualidade e métricas relacionadas a. Conceitos b. Instrumentos e técnicas de medição 5. Medição com base em abordagens de valor e para identificar necessidades em saúde a. Conceitos b. Instrumentos e técnicas de medição 6. Geração de informação para a tomada de decisão clínica e sobre gastos em saúde

Metodologia de avaliação

• Projeto de grupo e apresentação/discussão (30%); • Exercícios, relatórios individuais e participação contínua (10%+10%+10%); • Exame (40%).

Pré-requisitos

-

Componente Laboratorial

Esta UC tem aulas práticas de discussão, de resolução de exercícios, e de análise de ferramentas. A UC não terá laboratórios, mas os alunos desenvolverão trabalhos que envolvem o uso de instrumentos de vários tipos de medição de valor em saúde.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

-

Componente de Competências Transversais

A UC permite desenvolver Competências Transversais em vários dos grupos definidos no Relatório da Comissão para as Competências Transversais principalmente no contexto dos trabalhos desenvolvidos nesta UC e que valem 60% da nota final. Destacam-se as componentes de "Pensamento Crítico e Inovador” (de pensamento estratégico sobre o que é e como se mede saúde, e a sua importância para os sistemas de saúde, e de abordagens à resolução de problemas de medição em saúde e de criação de instrumentos para medição), de “Competências Interpessoais” (com trabalho de grupo e apresentações orais de projeto), de “Cidadania” (pelo compreensão sobre o que significa saúde como valor social), e sobre “Literacia da informação no sector da saúde”, com perspetiva crítica e com o desenvolvimento de projetos que requerem pesquisas bibliográficas.

Bibliografia

Principal

Research Methods in Health: Investigating Health and Health Services

Bowling, A.

2009

Third Edition, Open University Press, Berkshire.


Measuring and Valuing Health Benefits for Economic Evaluation

Brazier, J., Ratcliffe, J., Salomon, J.A., Tsuchiya, A.

2019

Second Edition, Oxford University Press, Oxford


Elicitation: The Science and Art of Structuring Judgement, International Series in Operations Research & Management Science

Dias, L.C., Morton, A., Quigley, J.

2019

Springer


Quality of Life: The Assessment, Analysis and Reporting of Patient-reported Outcomes

Fayers, P.M., Machin, D.

2016

Third Edition, Wiley-Blackwell, Chichester


Users' Guides to the Medical Literature: A Manual for Evidence-Based Clinical Practice

Guyatt, G., Rennie, D., Meade, M.O., Cook, D.J.

2014

3rd Edition, McGraw-Hill Education