Dissertação

Soluções integradas de acessibilidade em centros históricos: os casos de Lisboa e Évora EVALUATED

Num contexto de globalização e aumento contínuo das taxas de motorização, a população escolhe utilizar veículos privados para aceder aos centros históricos das cidades. Mas e se existirem alternativas? As Soluções Integradas de Acessibilidade a Centros Históricos, enquanto conjuntos de medidas ou políticas interligadas entre si, possibilitam o acesso a esses Centros de formas alternativas. É com o objectivo de reduzir a necessidade do uso do automóvel privado que são criadas Soluções Integradas de Acessibilidade. Este estudo foca-se nos centros históricos de Évora e de Lisboa. De acordo com as necessidades de mobilidade e de acessibilidade da população em geral e dos utilizadores de transportes públicos em cada uma das cidades no caso especial deste estudo, esta dissertação propõe uma abordagem metodológica para a hierarquização dos problemas sentidos pelos utilizadores e das suas necessidades através do Modelo de Rasch. Esta é uma metodologia inovadora no domínio do Planeamento dos Transportes, mas que tem uma extensa aplicação noutras ciências, como a Psicometria ou a Medicina. Desta forma, foram medidas as percepções de acessibilidade e de mobilidade dos utilizadores de transportes públicos em Évora e em Lisboa. Para o processo de planeamento, a medição da percepção dos utilizadores utilizando um modelo exaustivo pode levar a um conhecimento mais preciso das fraquezas do sistema que são sentidas pelos utilizadores. Resolver as necessidades dos utilizadores leva a uma maior satisfação e a um aumento da atractividade dos transportes, o que pode potenciar uma transferência modal.
Soluções Integradas, Acessibilidade, Centros Históricos, Modelo Rasch, Évora, Lisboa

novembro 30, 2015, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando José Silva e Nunes da Silva

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático