Breve Introdução

Objetivos

Este Minor tem como objetivo estratégico dotar os futuros graduados do Técnico de conhecimentos e competências básicas nas modernas Tecnologias Biológicas. A oferta deste Minor aos cursos de Engenharia do Técnico permitirá aos futuros profissionais obter uma formação multifacetada que integre a sua área da especialidade com os conhecimentos básicos em Tecnologias Biológicas, permitindo a sua atuação futura nas várias áreas de interface entre a Engenharia, a Tecnologia, a Ciência em Geral e a Biologia. É uma oferta formativa com a abrangência e nos tópicos considerados de interesse para as várias formações do Técnico e perfeitamente alinhado com os objetivos de agendas internacionais. Assenta na competência científica e pedagógica instalada no IST desde há décadas, com reconhecimento nacional e internacional.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Biomateriais, Nanotecnologias e Medicina Regenerativa (DBE)
  • Ciências Biológicas (DBE)
  • Engenharia Biomolecular e de Bioprocessos  (DBE)
  • Sistemas Biomédicos e Biossinais (DBE)
  • Metodologia e Tecnologia da Programação (DEI)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

Isabel Sá-Correia Isabel Sá-Correia
Departamento de Bioengenharia/Ciências Biológicas (DBE)
isacorreia@tecnico.ulisboa.pt
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist11177

 

Condições de Acesso e Seleção

A UC de Introdução às Ciências Biológicas permite obter uma formação mínima de qualidade e atualidade na área das Ciências ligadas à Biologia e os conhecimentos básicos para este Minor. Os alunos de Mestrado que não tenham tido essa formação básica no 1º ciclo, deverão cursar essa UC no início do Minor, como parte dos créditos do Minor.

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

Este Minor tem o DBE como Departamento principal e coordenador mas inclui ofertas letivas com historial de sucesso de colaboração com o DEI. Relativamente à investigação científica e tecnológica, a área interdisciplinar deste Minor envolve docentes e investigadores de 3 unidades de investigação Excelentes do IST: o iBB - Instituto de Bioengenharia e Biociências o INESC-ID e o INESC-NM. Todos os professores e investigadores e estas unidades de investigação têm as suas redes de colaboração nacional e internacional com instituições de prestígio com ofertas letivas e projetos nestas áreas facilitando assim potenciais parcerias internacionais. A criação do Laboratório Colaborativo em Biorrefinarias vem alavancar parcerias e colaborações com empresas na área do Minor.

Informação Adicional

 

Coordenadores

2021/2022
Isabel Sá-Correia
isacorreia@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.